Olá!
Vou apresentar a vocês como foi o processo de criação e desenvolvimento da nova identidade visual que será utilizada pela Naturece. Vamos lá?
Nosso primeiro trabalho para a construção da identidade foi o estudo da marca a partir da análise do briefing. Abordando pontos importantes sobre a marca, o público e seus pontos de contato com o target.
Em seguida, identificamos a necessidade de enxergar uma personalidade para a marca. A Identidade Visual precisa causar afinidade com o público a qual será apresentada e transmitir seus interesses e valores de forma simples e direta, portanto, após um estudo do target que a Naturece atende, conversas com os idealizadores, e de perguntas expressas no Briefing, fizemos um estudo de Arquétipos para dar vida a Naturece.
Arquétipo
O conceito de arquétipos, do jeito que conhecemos hoje, surgiu em 1919 com o suíço Carl Gustav Jung, discípulo de Freud. De forma simplificada, podemos definir os arquétipos como traços de personalidade gravados em nosso inconsciente e que muitas vezes nós os relacionamos com marcas, empresas e até objetos.
A Naturece é:
A Naturece não é:
Dessa forma, o arquétipo da Naturece se define como:
O Mago
Maior desejo:Conhecer e dominar as leis que regem o universo e as coisas
Maior medo: Consequências negativas e inesperadas
Estratégia:Ver além
Dons:Saber encontrar resultados
Utilizando-se de conhecimentos que não podem ser explicados com números ou por meio de fórmulas, o arquétipo do Mago personifica a sabedoria mágica, que se vale da ciência, da religião e da tecnologia para entender como se dão os mecanismos que gerem pessoas e coisas no universo. A figura do mago pode ser associada a produtos que curam algo, ou que são relaxantes, ou até mesmo os que são altamente tecnológicos pela sua capacidade de catalisar mudanças.
“Tudo pode acontecer.”
Cores
Na marca principal foi utilizado o azul que remete às praias do ceará e o salmão que faz conexão ao pássaro usado de inspiração para o nosso símbolo. Além disso, adicionamos também tons diversos nos rótulos que representam as diferentes frutas utilizadas nas composições dos produtos. Portanto, a Naturece apresenta diversidade e representatividade nas cores.
Cores principais
Pantone 7474 C
Pantone 178 C
Cores secundárias
Pantone P 34-5 C
Pantone P 7-7 C
Pantone 5255 C
Pantone 4625 C
Pantone P 53-16 C
Pantone 567 C
Tipografia
A Tipografia institucional escolhida foi a Overlock por, assim como a tipografia escolhida para a logo, transmitir uma dualidade paradoxal com sua curvas acolhedoras e terminações aguçadas que mostram a leveza e agressividade que a marca pode transmitir.
Logo
A tipografia foi foi feita a partir da utilização de uma única fonte, com intenção de transmitir um ar mais confiável e ousado. A fonte Alverata em peso regular foi usada para a palavra Naturece assim como para a Tagline
Tagline
Junto com a logo escolhemos usar uma Tagline, Desde 2020, que trouxesse um ar de tradição, para agregar ainda mais identidade a logo. Vale ressaltar, que a Tagline é um puro estímulo textual usado para acompanhar o nome da marca sem interferir com o nome legal da empresa.
Símbolo
Através de um estudo sobre representatividade aliado a proporção áurea, foi associado ao soldadinho-do-araripe, um pássaro típico do Ceará, como símbolo representando assim regionalidade e natureza. Completando assim, em conjunto com o nome Naturece, a logo usado pela marca.
Resultado
Aplicações
Credits:
Criado com imagens de Ice Tea - "Witch hut in the middle of a forest" • Mike Swigunski - "Pileh cove is located close to Phuket, Thailand is is such a serene area. Please consider adding credit to the link in my bio :-)." • Aaron Burden - "Fountain pen and a notebook"