Fundo documental novos títulos - Pré-escolar e 1.º ciclo

A biblioteca escolar do Agrupamento de Escolas de Vila Verde viu o seu fundo documental ser enriquecido com os livros desta lista. Estes livros estão disponíveis nos polos dos estabelecimentos com 1.º ciclo e pré-escolar.

Todos temos medos. Pequenos ou grandes, fugimos e tapamos os olhos. Mas e se o medo tiver algo valioso para nos ensinar? E se, ao tirarmos o medo da sombra, nos descobrirmos a nós próprios?
O Pequeno Mi dá-se conta de que, aparentemente, perdeu algo, mas não sabe o que foi. Passa uma série de obstáculos e peripécias para encontrar o que perdeu e, no fim, chega à conclusão que, afinal, não perdeu: a imaginação.
A história narra o aparecimento no Chiado de um misterioso lagarto, cuja presença surpreende os transeuntes e mobiliza os bombeiros, o exército e a aviação. Num estilo claro e preciso, a fábula oferece uma pluralidade de sentidos capaz de cativar leitores de todas as idades. Esta edição conta ainda com as magníficas xilogravuras do mestre J. Borges.
Este livro é o mais conhecido do escritor e ilustrador norte-americano Shel Silverstein. O clássico, escrito em 1964, comoveu gerações com a história de uma árvore e um menino. Com poucas palavras, Silverstein fala da relação entre o homem e a natureza, onde uma árvore oferece tudo a um menino, que a deixa de lado ao crescer, ao mesmo tempo que se torna num homem egoísta. Mas para agradar ao menino que ama, a generosidade desta árvore não tem fim - ainda que isto signifique a sua própria destruição.
Duas fortes qualidades aliam-se neste livro. O facto de abordar questões fundamentais como o tempo, a morte, a vida, a relação amorosa e de amizade, tudo o que nos posiciona face aos outros e a nós próprios, assim como a aposta ao nível estético, na sobriedade narrativa e ilustrativa, com o traço simples e preciso de Silverstein.
Este livro tenta responder a várias perguntas que têm dirigido ao autor: «Por acaso não terá uma peçazinha disponível, para nós representarmos, na nossa Escola?» ou «Dava-nos uma peça para o nosso grupo de teatro itinerante, que não comporte muitos actores?» ou «Nunca pensou em pegar numa das suas histórias e transformá-la numa pequena peça de teatro?» ou «Precisamos de uma peça de montagem fácil. Tem alguma à mão?» Os espectáculos aqui propostos dispensamquase tudo, do aparato das luzes de cena aos sumptuosos figurinos. Só não dispensam o prazer irresistível de inventar o Teatro.
Livros de Pedro Seromenho: 900 História de um rei; A cidade que queria viver no campo; A fuga da ervilha
Esta é a história de um menino que tinha pressa de crescer. Ele achava que, se usasse uma das gravatas do seu pai, se tornaria num senhor alto e importante! Por isso resolveu experimentá-las uma a uma, fossem estas felizes, preguiçosas, apaixonadas, aventureiras ou despistadas. Mas nenhuma condizia com aquilo que sentia.
Porque nos dá tanto prazer dizer e repetir certas expressões e certas palavras? Claro que é pelo eco que elas produzem. E quando esse eco ressoa fora de nós e dentro de nós, tanto melhor. É o caso do livro Histórias a Rimar para Ler e Brincar. Vale pelo poder mágico das histórias, mas vale também por serem histórias que rimam. Histórias com eco. Histórias que dá gosto ler, ouvir, aprender e depois... contar.
Havia um general que queria ser herói de uma história.Ora, para alguém se tornar herói de uma história é preciso enfrentar os perigos com coragem, ousar fazer o que acha que está certo. Por exemplo. Porque há muitos outros exemplos. Porém, o general desta história achava que o caminho mais rápido para ser herói era aparecer dentro de um livro. Mesmo sem fazer nada de especial.O general tinha um exército de guardas que seguia as suas ordens sem pestanejar. Todas as ordens, fossem elas quais fossem.Então, um dia, o general tomou uma resolução. Absurda, claro.... O 5º volume da Coleção «Cantos Redondos» do Planeta Tangerina apresenta mais uma surpresa para os leitores. Desta vez, os autores criaram uma história que se debruça sobre o lado esquerdo e direito de um livro, fazendo estacar personagens (e leitores) junto à linha de fronteira que divide as duas páginas. E agora? Se ninguém pode passar para a página da direita, o que irá acontecer a esta história?
Ricardo e o irmão mudam de casa e procuram, na nova cidade, um sítio onde jogar futebol. Há um clube com camadas jovens e uma boa escola de futebol, mas eles acabam a jogar num descampado com outros rapazes. Em liberdade. "E se fizéssemos um clube?", perguntou, um dia, o Ricardo. E tudo começou nesse momento. Eis, pois, a história contada por ele: uma equipa, um treinador, um nome, um equipamento, um clube: Os Indomáveis F. C.
Dois lenhadores voltam do trabalho na floresta para casa, numa noite fria de inverno, quando veem uma estrela-cadente. Ao aproximarem-se do salgueiro onde a estrela caiu, deparam-se com uma criança envolta num manto dourado, enfeitado com estrelas. Um deles leva a criança para casa, onde ela cresce: um menino vaidoso e cruel. Que dificuldades terá este menino de enfrentar até que encontre o verdadeiro sentido da humildade, respeito pelo próximo e amor aos demais?
Queres ter amigos para toda a vida? Mas como hás de encontrá-los e, mais importante ainda, como manter uma verdadeira amizade com eles? É fácil! Para fazeres amigos e para que todos gostem de ti, lê este livro e nunca te esqueças de uma coisa: sê sempre sincero! Com a premissa de que os bons amigos se mantêm unidos seja em que situação for (mesmo quando veem um esqueleto de um dinossauro), O Pequeno Livro da Amizade cultiva a união entre os protagonistas. Animais como a girafa, o crocodilo, o leão, a zebra, o elefante, a foca ou a tartaruga são exemplo disso.
Uma coleção que junta uma mão-cheia de amigos, algumas ideias mirabolantes e um adorável lobo que está sempre a meter-se em peripécias! Com 10 livros muito especiais já editados em Portugal, a coleção «O Lobo que…» conta-nos pequenas histórias que nos falam da partilha de sentimentos e que convidam a sonhar, através do simples prazer da leitura.
Imagine ser capaz de voar como uma borboleta, saltar como um canguru ou espreitar o cimo das árvores como uma girafa. Todos sabemos que as crianças, frequentemente, fantasiam que conseguem adquirir as características extraordinárias dos animais, desde os mais pequenos aos mais majestosos. E é bom que o façam! Porque os mais jovens têm de "viver" estas transformações e ter aventuras libertadoras para se tornarem adultos criativos e imaginativos, capazes de realizarem os seus sonhos. Se eu fosse… é um livro que encoraja as crianças (e talvez os seus pais também!) a ultrapassarem as suas limitações. Este livro convida os mais jovens a nadarem como um peixe tropical ou a cantarem como um melro - ou até mesmo a afastarem os banhistas da praia com o "sorriso" de um tubarão!
O Sebastião adorava guloseimas. Um dia, por incrível que pareça, descobriu uma árvore carregadinha de rebuçados no seu quintal. E não é que a árvore lhe fez um desafio! Se o Sebastião entrasse no mundo dela e realizasse as provas que lhe fossem pedidas, receberia todos os rebuçados que quisesse. O Sebastião aceitou o desafio e foi transportado para outra dimensão. Teve de provar uma grande variedade de legumes, teve de ler uma história e até participou nos "Jogos Olímpicos da Vida Saudável"! Desde esse dia, a vida de Sebastião foi mudando gradualmente. Ele aprendeu a importância dos bons hábitos alimentares… e também percebeu que um docinho de vez em quando não faz mal a ninguém. O crescimento físico e intelectual dos mais novos tem que ser sustentado por escolhas alimentares saudáveis, diversificadas e agradáveis ao gosto. Às necessidades nutricionais dos jovens deve corresponder uma política educativa que promova hábitos e regras alimentares adequadas ao seu desenvolvimento, saúde e bem-estar. Exemplos simples, bem direccionados e adaptados ao dia-a-dia dos alunos podem ter implicações decisivas para toda a sua vida. E a sala de aula pode muito bem ser um espaço privilegiado de comunicação das boas práticas alimentares.
Um belíssimo livro dedicado aos mais pequenos para descobrir que a mesma coisa pode ser vista de diferentes pontos de vista, tão diferentes, que podem ser opostos. Um livro para refletir...com um sorriso
Os Cinco heróis destas histórias são Júlio, o David, a Ana, a Zé e o Tim, que é um cão. Juntos envolvem-se em aventuras e confusões. Será que irão conseguir resolver este mistério? O Júlio, a Ana e o David vão passar férias pela primeira vez a Kirrin, com a prima Zé e o seu cão. Ao fim de muito pouco tempo, a Zé arrasta-os para uma aventura, quando os leva a ver um navio naufragado ao largo da ilha de Kirrin… E toda a gente sabe que navios naufragados significam tesouros! Os Cinco mal podem esperar para começar a investigar o assunto; mas não estão sozinhos, há mais alguém na caça ao tesouro! Quem o encontrará primeiro?
Este livro valeu ao seu autor, o actor, encenador e professor André Gago, o Prémio Revelação APE/IPLB de Literatura para a Infância e Juventude. E começa assim: “Há muito, mesmo muito, mesmo antes do tempo em que os animais falavam, a terra e o céu estavam quase, quase a tocar um no outro.” A lua estava junto à terra, mas um dia começou a afastar-se. Era preciso fazer qualquer coisa..

Que bom é estar no sofá. Mas se nove amigos, entre eles um elefante, resolverem sentar-se ao nosso lado, o que acontecerá?

Um pequeno mal-entendido dá lugar a uma série de episódios hilariantes num bairro que, durante algumas horas, fica de pantanas. Diverte-te a ler o texto, a ver as imagens e a descobrir palavras! Experimenta encontrar todas as famílias de palavras, palavras parónimas, homógrafas, homófonas e homónimas que existem ao longo do texto. Será que vais ser capaz? Procura depois em www.junior.te.pt/gramofone a solução deste desafio.
Quando soube que o Menino Jesus tinha nascido, o Pai Natal ficou contentíssimo. Vestiu-se a correr, carregou o trenó com presentes e chamou as renas: "Dasher, Dancer, Dunder… Venham depressa!" Quando a Mãe Natal, que fora fazer compras, chegou a casa, o Pai Natal já tinha atrelado as renas e estava pronto para partir.
Esta ovelha apareceu na aldeia de Campo Benfeito, distrito de Viseu. Começou a rondar a imaginação da sua inventora quando ela percebeu que, de um outeiro da serra do Montemuro, o céu era diferente todas as manhãs e que, ao fim da tarde, no regresso dos trabalhos e dos pastos, as ovelhas baliam de formas distintas. Pensou então que o som homogéneo de um balido igual não existe, senão numa leitura distante das coisas reais. Foi então que a ovelha que fazia múuu lhe apareceu e veio mostrar que ser diferente não é um problema. É apenas ser o que se é. Inclui sugestões de atividades.
Vencedor da mais recente edição do Prémio Branquinho da Fonseca, atribuído pelo jornal Expresso e pela Fundação Calouste Gulbenkian, David Machado é um escritor em plena ascensão. Neste seu primeiro livro, transporta-nos até um quarto escuro onde dormem Jonas e os seus irmãos - Jeremias, o mais velho, e os gémeos Jacinto e Jaime. Dotados de uma imaginação poderosa começam a inventar animais, desde galinhas, leopardos, pirilampos, tartarugas, lobos, morcegos, gatos, ursos, elefantes, acabando por criar um enorme dinossauro que já não cabia no quarto e assustava todos os outros animais. Finalmente os irmãos uniram-se e, juntos, tiveram de imaginar um comboio que transportasse todos estes seres para uma floresta inventada. Voltaram e enfiar-se debaixo de uma manta de retalhos e assim conceberam um final feliz. Com ilustrações magníficas de Teresa Lima este é um livro para fazer sonhar os pequenos leitores.
Os Perestrelo, na sua nova casa e na sua nova vida S.P. V. (Só Para Vampiros), andam muito acelerados e a Celeste faz chouriços de tempo para os acalmar. Será que vai dar resultado? E aquela receita de bolinhos de amor que caiu de um livro de Mil-Homens e voou pela janela, será mesmo mágica? Viagens no tempo? Receitas mágicas? Sim, pode acontecer. E mais... Nem queiram saber. A Dentinho vai conhecer o seu futuro namorado, enquanto o Avô é atraído para uma armadilha de Mil-Homens. Já o Valentim, vive o seu namoro apaixonado com a Diana, mas agora chegou a misteriosa rapariga de negro que tem artes de feiticeira... Outra grande aventura acaba de começar. E de que maneira...

Credits:

Created with images by librariestaskforce - "Colehill community library"

Made with Adobe Slate

Make your words and images move.

Get Slate

Report Abuse

If you feel that this video content violates the Adobe Terms of Use, you may report this content by filling out this quick form.

To report a Copyright Violation, please follow Section 17 in the Terms of Use.