Fotos de Roberto Vámos e texto de Paula Autran
Em 30 anos, o fotógrafo e ambientalista Roberto Vámos - que é representante, no Brasil, da ONG The Climate Reality Project, liderada pelo ex-vice-presidente norte-americano Al Gore - capturou com suas lentes imagens da natureza paisagística e humana de mais de vinte países. Como ativista e consultor em sustentabilidade, Vámos atua em defesa do meio ambiente e na promoção de uma sociedade equilibrada. E suas fotografias refletem a mesma busca. O resultado de seu trabalho está no livro de fotografias “Viajanseio” (editora Bambalaio), uma retrospectiva em preto-e-branco de sua vida nômade.
A obra tem quatro partes: “A Natureza” (com imagens às vezes surreais de tão imponentes de lugares como as Cataratas do Iguaçu), “O Homem” (retratos igualmente imponentes e diversos, como a de uma avó indígena e sua neta na Amazônia), “Civilização” (em que os contrastes entre as obras humanas emergem em meio à Natureza e se integram a ela de formas inesperadas, como nas construções de Machu Picchu encravadas nos picos dos Andes) e “O lar” (mostra um Rio de Janeiro de contrastes plásticos, mas ainda com sua vocação integradora intacta).
“Esta é uma obra curricular, que resume a união de paixões que tenho perseguido por três décadas: fotografia como arte, viagem como forma de aprendizado e conhecimento, a natureza como fonte de inspiração e transcendência e a história como lição e exemplo. Espero que essas fotos inspirem muitos a se aventurar pelo mundo em busca de suas paixões. Afinal, acredito sinceramente que pessoas viajadas fazem uma sociedade melhor por serem mais tolerantes à diversidade e mais abertas às novidades”, diz Vámos.
Credits:
Roberto Vámos