Sobre a cidade de Santa Cruz
Santa Cruz fica 122 km de Natal, a qual se liga através da BR-226. Sua população, conforme estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2018, era de 39 355 habitantes. O município é movido pela agricultura e turismo religioso, uma vez que abriga a Estátua de Santa Rita de Cássia, maior estátua religiosa da América Latina (capa).
Como está a prefeitura até o momento ?
A cidade ficou sem prefeito a partir do dia 29 de novembro, pois foi quando o acórdão foi publicado. Porém o dia 30 de novembro era aniversário da cidade e consequentemente era feriado e caía numa sexta-feira. Por isso, a Câmara Municipal foi intimada no 03 de dezembro. Ou seja, a cidade ficou quase uma semana sem prefeito e muito menos Presidente da Câmara Municipal, que também foi cassado.
Neste período, o então vice-presidente Gean Paraibano teve que assumir tanto a Presidência da Câmara quanto a Prefeitura de Santa Cruz. No dia 05 de dezembro, seis suplentes foram nomeados Marco Celito da Costa, Renato Cézar de Medeiros, Fábio Rodrigues Dias, Tarcísio Félix do Santos, Manoel Edmilson da Silva e Jackson Renê Gomes de Assunção.
Em meio a gritaria, empurrões e troca de acusações, a Câmara Municipal de Santa Cruz elegeu no dia 11 de dezembro a nova mesa diretora do Legislativo.
O presidente eleito foi o parlamentar Marco Celito da Costa. Apesar disso, Celito deverá assumir a prefeitura interinamente até o Tribunal Regional Eleitoral marcar uma eleição suplementar no município. Com isso, o vereador Gean Paraibano, que já tinha o cargo de vice-presidente do Legislativo, ficará com o comando da Casa.
A sessão foi marcada por tumultos no plenário e chegou a ser suspensa por pelo menos três vezes, por causa do barulho das pessoas que acompanhavam a votação. Gean Paraibano, que presidia interinamente o Legislativo e comandava a sessão, chegou a encerrá-la, adiando o pleito, e o grupo dele deixou o plenário.
Porém, no dia 13 de dezembro, juiz da comarca de Santa Cruz, Dr. Ederson Solano anulou a sessão e uma nova eleição fosse feita e que Gean Paraibano não podia se candidatar novamente e que sua função era apenas convocar um novo pleito no legislativo, fazendo tanto o Presidente da Câmara quanto o Prefeito fossem administrado apenas por uma pessoa, elegendo assim Marco Celito.
Porém, Marco Celito renunciou o cargo e o seu vice, Fábio Dias assumiu a prefeitura e Câmara Municipal desde o primeiro dia de janeiro e ficará no cargo até o fim das eleições suplementares.
O prefeito da cidade e Presidente da Câmara é Fábio Dias, que é do PSD, mesmo partido do deputado Tomba Farias, marido da prefeita cassada.
Em dezembro deste ano, o TRE marcou as eleições para a prefeitura de Santa Cruz para o dia 03 de fevereiro.
Recentemente o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, negou o pedido da Fernanda Bezerra de suspender as eleições suplementares, no qual alegava que o TRE potiguar estava indo contra as Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI), promovida pelo próprio supremo.
Quem são os candidatos ?
De acordo com moradores de Santa Cruz, a cidade está dividida entre aqueles que apoiam a antiga prefeita e a oposição, comandada por partidos de esquerda e centro-esquerda, como PSB, PT, PC do B e dentre outros.
O candidato da oposição é Péricles Rocha chegou a sua terceira convenção partidária. A primeira vez que foi prefeito contou com o apoio do grupo de Tomba Farias. Em 2012, voltou a uma convenção, na chapa Péricles Rocha e Marcos Lima. Foi derrotado nas urnas por Fernanda Costa Bezerra, mas se manteve unido com o grupo da oposição.
Já o "Grupo de Tomba", conhecido por apoiar a ex-prefeita, também vai ter o seu candidato para disputar as eleições, que será Ivanildo Ferreira, o ex-vice prefeito que foi cassado, mas não teve seus direitos políticos tomados, assim podendo concorrer ao pleito.
A sua esposa, a ex-secretária de Saúde Mylena Bulhões, também foi condenada no esquema de cotas de medicamentos, que culminou nas eleições suplementares. De acordo com o processo, era a própria Mylena participou do processo diretamente.