Olá!
Vou apresentar a vocês como foi o processo de criação e desenvolvimento da nova identidade visual que será utilizada na Mãe que Faz.
Vamos lá?
Nosso primeiro trabalho para a construção da identidade foi o estudo do evento a partir da análise do briefing. Abordando pontos importantes sobre a marca, o público e seus pontos de contato com o target.
Em seguida, identificamos a necessidade de enxergar uma personalidade para a empresa. A Identidade Visual precisa causar afinidade com o público a qual será apresentada e transmitir seus interesses e valores de forma simples e direta, portanto, após um estudo do target que a Mãe que Faz atende, conversas com os membros, e das perguntas expressas no Briefing, fizemos um estudo de Arquétipos para dar vida a Mãe que Faz.
Arquétipo
O conceito de arquétipos, do jeito que conhecemos hoje, surgiu em 1919 com o suíço Carl Gustav Jung, discípulo de Freud. De forma simplificada, podemos definir os arquétipos como traços de personalidade gravados em nosso inconsciente e que muitas vezes nós os relacionamos com marcas, empresas e até objetos.
A Mãe que Faz é:
A Mãe que Faz não é
Dessa forma, o arquétipo da Mãe que Faz se define como:
O Inocente
Maior desejo: viver no paraíso e ser feliz.
Maior medo: fazer alguma coisa errada e ser punido
Estratégia: fazer as coisas da maneira correta.
Dons: fé e otimismo.
Quando o Inocente está ativo em uma marca, ela é atraída para a certeza, para ideias positivas e esperançosas. O Inocente luta pelo bem e busca oferecer o produto adequado, que transmite aquilo que gostaria para si mesmo e que compartilha de seus valores pessoais mais importantes ao invés de um puro retorno financeiro.
"Somos livres para sermos nós mesmos."
Cores
Escolhemos por utilizar cores de tons pasteis, pois além de ser uma tendência para o mercado alvo transmitem o sentimento de calma, aconchego e carinho que as pessoas normalmente buscam em marcas do mercado infantil. E buscam também se basear em combinações de cores terrosas utilizadas em padrões e peças de origem africana.
Cores principais
PANTONE 7416 C
#E56A54
PANTONE 338 C
#75CFB8
PANTONE 621 C
#E6F2DE
PANTONE 714 C
#FFC478
PANTONE 876 C
#805841
PANTONE 4975 C
#432B29
Tipografia institucional
A tipografia escolhida para compor os contratos da Insight foi a fonte Quicksand, uma fonte que transmite paciência e profissionalismo, com suas curvas leves e concisas.
Símbolo
Seu formato faz uma clara referência a uma mãe segurando seu bebê com o suporte de um sling. Além de passar todo o cuidado, carinho e liberdade foram utilizados traços simples focados em uma estética que passe tranquilidade e conforto e ao mesmo tempo transmita uma mensagem direta e fácil de se entender.
Tipográfia
Para o type da logo utilizamos a fonte Wishingly, que contém traços manuscritos e transmite a ideia de algo feito a mão, com maior cuidado e atenção do que uma fonte padrão serif, também conta ajustes de kerning e manipulações de formato para ficar adequada ao todo da identidade.
Aplicações
Credits:
Criado com uma imagem de isaiasbartolomeu - "mother's love person people"