Loading

Childfullness linguagem | expressão corporal | consciência do eu | atenção | sensibilidade musical

As sessões Childfullness são momentos em que as crianças são desafiadas a sentir, explorar, experienciar, refletir e conhecer o corpo, a mente, a música e a linguagem. Estas sessões visam proporcionar à criança um conjunto de experiências promotoras do desenvolvimento psicoemocional pelas expressões corporal e artística, sensibilidade musical, experiências linguísticas e consciência do “eu”.

A estimulação precoce destas competências, por meio de competências inatas dotará a criança de ferramentas psicossociais e cognitivas mais robustas no seu desenvolvimento. As crianças apresentarão performances, comportamentos e valores mais estimulados, com impacto no seu desempenho social, emocional, linguístico e profissional, entre outros, que as farão sentir-se mais integradas e participativas na e pela sociedade. Acreditamos que, com as suas vivências próprias, conscientes e autónomas, o potencial da criança é otimizado, contribuindo para que se sinta uma criança mais realizada e feliz.

“The more often we achieve things on our own, the more we believe in our own potential which then results in the deep desire to challenge ourselves further. Children are exactly the same, even from the youngest age.” Marie Leconte

Relaxamento & Meditação

A tomada de consciência de que somos antes de mais seres espirituais é hoje necessária para educar, compreender e lidar com as crianças do Séc XXI. O conhecimento de mim, quem sou e o que me faz feliz perde-se com os anos que passam. A meditação para crianças retoma este conhecimento, através de exercícios que remetem para o interior da criança, complementados com exercícios de criatividade que tornam a criança disponível para novas realidades e concretizações.

A meditação para crianças e jovens oferece soluções concretas relativas a questões hoje tão faladas como a falta de auto-estima e auto-afirmação, obesidade, mau aproveitamento escolar, dificuldades do sono, défice de atenção, incapacidade de concentração, depressão, ansiedade, hiperatividade e perturbações do sono.

Os benefícios desta técnica são: autodisciplina; autoestima; autoafirmação; paz interior; criatividade; foco nos momentos de estudo; gestão de stress emocional. Resultados práticos: maturidade emocional, estabilidade na aprendizagem, saúde, estabilidade no sono, redireccionamento das energias hiperactivas, produção de peças criativas, disciplina, bons relacionamentos inter-infantis.

"Se a criança não receber a devida atenção, em geral, quando adulta, tem dificuldade de amar seus semelhantes." Dalai Lama

Música

A Oficina de Expressão musical é em primeira mão uma sessão de partilha e socialização. A música, os sons, as histórias sonoras transportará as crianças para um mundo de fantasia criando momentos inesquecíveis.

Uma sessão de exploração de sons, de instrumentos e de emoções através de canções, gestos, movimentos, teatro e demais expressões, etc.

Os conceitos musicais tais como a altura, o timbre, o forte e o fraco, o agudo e o grave, o tempo e o ritmo vão sendo introduzidos num contexto informal de aprendizagem pela experiência, com muita brincadeira à mistura.

"Diz-me, eu esquecerei. Mostra-me, eu talvez me lembre. Envolve-me, eu aprenderei" Benjamin Franklin.

Passando pela música tradicional, pelas lenga-lengas, pelas canções de ninar, pelas melodias simples e fáceis de decorar, as crianças adquirem um repertório para se expressarem pelos sons e brincarem com a música.

Mais do que a absorção de conhecimentos específicos da área da música, a oficina de expressão musical é um momento de liberdade de expressão através dos sons e consequentemente através da música.

“As crianças precisam de ser educadas num ambiente musical rico, para que a sua aptidão musical desabroche de forma positiva!” Edwin Gordon

Movimento & Dança

Nas sessões de movimento e dança será feita a apresentação/exploração de matérias como a sonoridade e o objeto, igualmente essenciais na promoção do desenvolvimento infantil. Para a sonoridade seleciona-se uma música específica para trabalhar ritmo, coordenação e acompanhamento melódico, sugerindo uma ou mais partes do corpo que serão o foco de concentração a cada momento. Para o objeto escolhe-se um material (tecido, bolas, papel de cenário, folhas secas) que desperte uma qualidade de movimento e a partir desse mote surge um exercício de inspiração, mímica e percepção, em que cada um personifica o material em si mesmo.

Estes dois exemplos, destacando o som e o objeto como elementos estimulantes para a dinâmica da aula/coletivo e para cada aluno individualmente serão sempre integrados na técnica de movimento, seja esta com base em movimentos da Dança clássica, da Dança Contemporânea ou da Dança Oriental. Será sempre um trabalho diversificado no que respeita às linguagens utilizadas como vocabulário do corpo e um meio para cada criança se relacionar consigo mesma.

Linguagem

A Linguagem resulta de um conjunto simbiótico de competências adquiridas e desenvolvidas com base em diversas experiências sensoriais, devidamente integradas num sistema cognitivo, emocional, social e psicomotor. Por outro lado, a dimensão holística do desenvolvimento infantil é também ela promovida pela linguagem, entre outras competências.

Assim, nestas sessões pretende-se oferecer à criança contextos de estimulação e desenvolvimento da comunicação e da linguagem através da exploração dos diferentes domínios linguísticos da língua, em contextos lúdicos.

Brincar com a linguagem, usar a linguagem, compreender a linguagem, pensar sobre a linguagem, viver e sentir a linguagem são os objetivos das sessões.

Inscrições nas sessões Childfullness

A frequência nestas sessões pode ser regular ou pontual.

Para participar, preencha a ficha de inscrição disponível em www.relicariodesons.com

NextPrevious

Report Abuse

If you feel that the content of this page violates the Adobe Terms of Use, you may report this content by filling out this quick form.

To report a copyright violation, please follow the DMCA section in the Terms of Use.