Olá!
Vou apresentar a vocês como foi o processo de criação e desenvolvimento da nova identidade visual que será utilizada na Sou Força. Vamos lá?
Nosso primeiro trabalho para a construção da identidade foi o estudo do evento a partir da análise do briefing. Abordando pontos importantes sobre a marca, o público e seus pontos de contato com o target.
Em seguida, identificamos a necessidade de enxergar uma personalidade para a empresa. A Identidade Visual precisa causar afinidade com o público a qual será apresentada e transmitir seus interesses e valores de forma simples e direta, portanto, após um estudo do target que a Sou Força atende, conversas com os membros, e das perguntas expressas no Briefing, fizemos um estudo de Arquétipos para dar vida a Sou Força.
Arquétipo
O conceito de arquétipos, do jeito que conhecemos hoje, surgiu em 1919 com o suíço Carl Gustav Jung, discípulo de Freud. De forma simplificada, podemos definir os arquétipos como traços de personalidade gravados em nosso inconsciente e que muitas vezes nós os relacionamos com marcas, empresas e até objetos.
A Sou Força é:
A Sou Força não é
Dessa forma, o arquétipo da Sou Força se define como:
O Prestativo
Maior desejo: Proteger os outros do mal.
Maior medo: Egoísmo, Ingratidão.
Estratégia: Fazer coisas pelos outros.
Dons: Compaixão, generosidade.
É um altruísta, movido pela compaixão, pela generosidade e pelo desejo de ajudar os outros. Ele teme a instabilidade e a dificuldade, não tanto por si mesmo, mas pelo impacto sobre as pessoas menos afortunadas ou menos resistentes aos choques.
O arquétipo do Prestativo é percebido em praticamente quaisquer atividades relacionadas à prestação de serviços, cuidados com a saúde e o bem estar ou alimentação
“Ama o teu próximo como a ti mesmo”
Naming
Para o naming buscamos algo que continuasse representantando força, mas que também trouxesse a ideia de exclusividade que os produtos podem ter.
Como base para o naming foi usada a palavra Girassol, que é uma flor forte que está sempre virada para a luz, representando a força e determinação da mulher, buscando enxergar o melhor lado da situação.
Por fim foi escolhida a palavra "Sou", que mantem o "sou força", mas traz um sentimento maior de identificação entre a marca e o cliente.
e assim chegamos em
Gira Sou
Gira Sou natureza, sou Luta, sou Força
Cores
Foram utilizados tons de verde em conjunto com tonalidades mais terrosas, remetendo a sensação de conforto, estabilidade e prosperidade, tudo isso interligado com a ideia de um produto mais Natural.
Para compor a identidade da marca, como um tom mais leve e que possa ser harmônico com as outras cores, foi escolhida a cor amarela, que significa : luz, calor, descontração, otimismo e alegria.
Cores
PANTONE 7562 C
#BE975B
PANTONE 5783 C
#9AA980
PANTONE 7524 C
#96574A
PANTONE 447 C
#2A3030
Tipografia institucional
Para compor o logotipo foi utilizada a fonte Quicksand, uma fonte que transmite paciência e profissionalismo, com suas curvas leves e concisas. A fonte tem aspectos que passam modernidade e criatividade, se trata de uma fonte universal possibilitando utilizá-la em diversas aplicações em áreas mais criativas da marca.
Tipografia
Para compor o resto da tipografia da logo e os demais textos utilizados pela marca foi escolhida a fonte Caviar Dreams, pois ela é uma fonte focada em formas geométricas para fazer contraste a fonte principal.
Símbolo
Como inspiração pro símbolo foi utilizado o girassol, uma flor que sempre está virada para o sol, representando a força das mulheres, que independente da situação se reerguem e encontram uma luz, uma nova força. O fato das pétalas serem conectadas umas com as outras enfatiza a união feminina.
Tagline
Foi escolhida uma tagline que transmita os valores da marca de forma com quem seja fácil de entender o seu mercado e a sua abordagem. Vale ressaltar, que a Tagline é um puro estímulo textual usado para acompanhar o nome da marca sem interferir com o nome legal da empresa.