View Static Version
Loading

SOL DA MEIA-NOITE cMOOC Astronomia Visual

#cmoocastrovisual

A terra orbita ao redor do sol num período de 365 dias.

Enquanto faz lentamente este percurso, ela gira em torno de si mesma em 24 horas, tendo seu eixo de rotação com 23° de inclinação em referencia a sua orbita (a terra rotaciona inclinada a sua orbita).

Sendo assim, quando a terra orbitar no determinado local ao redor do sol que se refere ao solstício de verão do Hemisfério Norte, que acontece por volta de 21 de junho, tudo que estiver acima das latitudes 66°33”N até o Polo Norte terão incidência de sol por pelo menos um dia completo. Por esta calota da terra estar mais inclinada para o sol, toda ela ficará exposta simultaneamente a luz e esta ocorrência se chama Sol da Meia Noite. Nesses lugares o sol fica 24 horas acima da linha do horizonte.

Nesse mesmo momento no Hemisfério Sul, que, no entanto, acontece o solstício de inverno, a calota da terra que esta mais ao sul que a latitude 66°33”S estará com sua face inclinada para o lado oposto do Sol e não recebera a incidência do sol, ocorrendo então a Noite Absoluta. Nesses lugares o sol fica 24 horas abaixo da linha do horizonte, ou seja, não há sol visível.

E porque 66°33” N ou S? As linhas imaginarias que circulam a terra em 66°33” N ou S correspondem ao Círculo Polar Ártico e Antártico e elas foram delimitados ali exatamente por demarcarem a partir de onde ocorre o Sol da Meia Noite ou a Noite Absoluta. Mas é preciso perceber que quanto mais ao norte ou ao sul a partir dessa linha se for, mais longo será o período do Sol da Meia Noite ou da Noite Absoluta, ao ponto de que os polos geográficos (Norte e Sul) terão, anualmente, seis meses de Sol da Meia Noite ou de Noite Absoluta.

Agora veja se isso não é incrível: nos polos acontece apenas um nascer e um por de sol por ano!

Credits:

Criado com imagens de birgrunar - "sunset iceland midnight sun iceland summer night" • 358611 - "antarctica iceberg sunset" • WikiImages - "sun solar flare space"

NextPrevious