View Static Version
Loading

Boi também chora, também sente dor... por Nelma Rolande & Maysa Camelo

O Boi de Seu Teodoro é uma manifestação cultural que reúne maranhenses em Sobradinho/DF para vivenciar momentos de festividade, compartilhamento de memórias e saudades da terra natal, o Maranhão. A festa ou brincadeira do boi, como é conhecida no Maranhão, compreende um ciclo que envolve os ensaios, apresentações e, por último, a morte do boi. Além de envolver aspectos religiosos e teatrais, a morte do bumba boi é um momento de festividade e tristeza, uma vez que o boi é morto, encerrando o ciclo de apresentações. Estas imagens retratam justamente a última etapa da brincadeira. O ensaio busca mostrar a relação dos brincantes com o brinquedo, o boi, no momento em que é levado para o mourão e ali é morto pelo amo. Uma teatralização da morte do brinquedo traduzida em afetos pelos brincantes, pois para maranhense “boi também chora, também sente dor”.

Ciclo de Ensaios Fotográficos

O ensaio exposto é um dos 13 trabalhos selecionados em 2020 para o Ciclo de Ensaios Fotográficos promovido pelo IRIS - Laboratório de Imagem e Registro de Interações Sociais.

Através de oficinas, ciclos de mostras, apoio a projetos de pesquisas, atividades de ensino e empréstimo de equipamentos a professores, pesquisadores e estudantes vinculados ao Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, o IRIS estimula a capacitação e a produção de conhecimento acerca da relação entre a prática antropológica e o uso da linguagem audiovisual e fotográfica em várias dimensões.

Se você faz parte da comunidade do DAN e deseja empregar os recursos técnicos e a linguagem fotográfica ou audiovisual em sua pesquisa, venha nos conhecer.

Nossos canais de comunicação

InstagramFacebook

VimeoYouTube

contato.irisdan@gmail.com

Ficha Técnica

NextPrevious