Loading

Projeto Guadalupe por erica de sousa

A saudade é um pedaço de nossa alma viajando no tempo e espaço...

Saudade...

...é o amor que fica quando nos afastamos de algo que queremos bem.

As fronteiras são linhas imaginárias que nos separam de seres que vivem no mesmo lar que nós. O mundo é formado por sistemas de regras que nos impedem de cruzar essas linhas, contradizendo e violando nosso direito universal de ir e vir. Com essa linha de reflexão apresento o projeto Guadalupe: histórias de imigrantes que saíram de sua zona de conforto em outros territórios pelas mais diversas razões e chegaram ao Brasil com o sonho de fazer dessas terras também o seu lar. Eles já fazem parte de Brasília, do Goiás, do Cerrado. Décadas de vivência no Planalto Central e expectativas dos recém chegados fazem a diversidade dessa pesquisa.

Processo e vivência

Vivenciar a experiência de migrar através do intercâmbio com o personagem e seu lugar no mundo. Um mergulho ao interior de cada um, transforma esses encontros em grandes amizades. É como viajar o mundo sem sair do lugar.
WebSérie criada para o blog MigraMundo, parceria fruto de uma entrevista dada ao jornalista Rodrigo Borges Delfim idealizador do site MigraMundo

Resultados

DOMUS - moradas visuais. Museu Nacional da República. Dezembro de 2015/Janeiro de 2016. - Brasília-DF.

Próximos vôos

Seguir atravessando fronteiras, transformando o Projeto Guadalupe em um acervo itinerante de textos, imagens e sons a fins de causar reflexões capazes de mudanças interiores.

  • Filme: "Vamos falar de saudade" - Documentário, 20min.

vamos falar de saudade.

O documentário "Vamos falar de Saudade" retrata sentimentos guardados no coração de imigrantes estrangeiros que hoje vivem no aconchego de terras do cerrado brasileiro. Seus depoimentos são revelados ao longo do filme com inserções de poéticas visuais interpretando esses ditos através de um olhar subjetivo autoral. A partir de uma pesquisa já realizada, com depoimentos e entrevistas trabalhadas para um formato de vídeo arte para exposição, reaproveitar o material produzindo imagens que interpretam os elementos ditos nos depoimentos dos personagens desde o ponto de vista da diretora, que serão pontes de conexão entre os personagens e suas diferentes interpretações do sentimento saudade, estruturando um filme documentário de 20 minutos criando mais um produto para a pesquisa sobre os imigrantes estrangeiros no DF cujo o nome original é: Projeto Guadalupe.

(fragmento)

Esta obra é um fragmento construído para o release do filme: "vamos falar de saudade" à fins de captação de recursos para a realização do filme completo.

Direção: Erica de Sousa

Duração: 7 minutos

Gênero: Documentário

Sinopse: A saudade é um pedaço de nossa alma viajando no tempo e espaço. É o amor que fica quando nos afastamos de algo que queremos bem. Imigrantes estrangeiros no cerrado do centro-oeste brasileiro abrem seus corações para pensar, lembrar e suspirar. Sem legendas, o filme é uma Torre de Babel. Sinta-se convidado (a) para fazer parte dessa viagem. Vamos falar de Saudade.

O Projeto Guadalupe vem sem legendas ou traduções. É uma Torre de Babel. Te convido a vivenciar essa experiência de não entender uma palavra escutada, mas de compreender o que cada um sente ao falar sobre a saudade que sente do que deixou para trás.

Erica de Sousa

Report Abuse

If you feel that this video content violates the Adobe Terms of Use, you may report this content by filling out this quick form.

To report a Copyright Violation, please follow Section 17 in the Terms of Use.