Amora é linda kiss

História da Amora ...

Amora é uma cidade e freguesia portuguesa do concelho do Seixal e distrito de Setúbal, com 27,31 km² de área e 48 629 habitantes (2011). A sua densidade populacional é 1 780,6 hab/km².Amora é uma povoação bastante antiga, já referenciada em 1384, na Crónica de D.João I, obra do cronista Fernão Lopes. O escriba do rei refere-se a Amora quando localiza as galés do Mestre de Avis, que se encontravam abrigadas no braço do rio Tejo, que fica entre o Seixal, Arrentela e Amora.Data deste período o aparecimento do primeiro núcleo populacional desta zona, situado em Cheira Ventos, na zona hoje conhecida como Talaminho.A freguesia foi elevada a vila a 30 de junho de 1989 e a cidade em 20 de Maio de 1993.A história da Amora começa no tempo em que o Seixal se formou, no tempo dos Romanos, onde se faziam trocas entre as duas povoações, sendo uma povoação mercante. Após as invasões árabes em 790, Amora era uma zona de Quintas com vastas hortas, principalmente com vinhas e amoreiras (provavelmente originou o nome "Amora"), no qual se mantiveram até ao fim da construção da Ponte 25 de abril em 1966, conservando nas actuais ruas, o seu antigo nome. Aquando do foral do Seixal, em 1836 pela rainha D. Maria II, a localidade de Corroios sempre fez parte da Freguesia da Amora até se tornar Vila em 1993, tornando-se uma Freguesia independente da Amora, partilhando traços comuns com Almada e Amora.

A Família Real visitava com alguma frequência a freguesia de Amora, nomeadamente o palácio do Príncipe D. Augusto, filho de D. Maria II, que se localiza perto da Quinta da Princesa, no local da quinta original, do século XVIII, local onde el-Rei D. Carlos caçava e passava momentos de legislatura. Mais recentemente, no século XX, ocorreu uma urbanização rápida, com vinda de gente algarvia e alentejana em 1966. Tal como ocorreu na cidade de Almada, logo após o 25 de Abril, a população residente aumentou exponencialmente, os negócios e a economia em geral, convertendo-se numa vila e depois cidade com vida e actividade muito próprias. Com a chegada de muitos retornados à metrópole e refugiados das ex-colónias, africanos e caucasianos, a população aumentou consideravelmente. Os novos habitantes instalaram-se maioritariamente nas proximidades do Parque Urbano das Paivas, "pulmão verde" da Amora, na Cruz de Pau, na Atalaia e Quinta da Princesa. Após a queda do comunismo em finais da década de 1980 e início da década de 1990, uma vaga de imigrantes da Europa de Leste chegou ao país, nomeadamente ucranianos e russos. Existem várias etnias, destacando-se: brasileiros, guineenses, angolanos, ciganos, cabo-verdianos, indianos e moçambicanos de origem indiana, chineses, para além de eslavos do leste europeu.

A Freguesia de Amora possui uma grande área banhada por dois braços do rio Tejo (um que termina a Nordeste, em Almada e o outro a Sul, na Torre da Marinha) facilitando o contacto com o exterior por via fluvial. Por via terrestre foi sempre um ponto de passagem importante entre Cacilhas e a zona Sul (Azeitão, Setúbal e Sesimbra), funcionando como parte do corredor que liga a capital ao Sul do País.A Freguesia de Amora pertence ao Concelho do Seixal. É limitada a Norte pela enseada do rio Tejo, a Oeste pela Freguesia de Corroios, a Sul pelo Concelho de Sesimbra e a Este pela enseada do Tejo, rio Judeu e Freguesia de Arrentela.As localidades que constituem[3] a freguesia da Amora são : Amora, Belverde,Cruz de Pau, Fogueteiro,onde se localiza o Bairro da Jamaica, Foros de Amora, Paivas,Quinta da Princesa ( Bairro social).

Created By
Andreia e Patrícia
Appreciate

Credits:

Created with images by MegLearner - "blackberry berries blackberries" • dalbera - "Bateau traditionnel (Ecomusée de Seixal)" • dalbera - "Le site du pôle naval (Ecomusée de Seixal)" • Gustty - "baía da lua cheia" • dalbera - "Le pôle naval (Ecomusée de Seixal)" • dalbera - "Bateau traditionnel (Ecomusée de Seixal)" • titosoft - "almada portugal christ rei" • dalbera - "Le site du pôle naval (Ecomusée de Seixal)" • futureshape - "The Blue Boat & Black Wall" • Rui Ornelas - "NA BAÍA DO SEIXAL"

Report Abuse

If you feel that this video content violates the Adobe Terms of Use, you may report this content by filling out this quick form.

To report a Copyright Violation, please follow Section 17 in the Terms of Use.