Loading

Paisagens da FLUC Universidade de Verão 2018

"Numa altura em que estamos confusos, esta semana deu-nos a perspetiva de convergência entre o passado e o presente, expandindo o nosso horizonte intelectual e académico.", Diogo casaca

De 2 a 7 de julho, a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) recebeu um grupo de 11 jovens para mais uma edição da Universidade de Verão (UV), dedicada ao tema "Paisagens". Ao longo desta semana, cruzaram-se, em diversas atividades, os saberes e os espaços da FLUC.

Nesta publicação, os participantes retratam o que experienciaram na UV 2018.

3 de julho: "paisagens mediáticas"

Na manhã do dia 3 de julho, pelas 9h30m, tivemos uma aula sobre “Paisagens Mediáticas”, onde abordámos diversos temas sobre o jornalismo e as suas alterações ao longo dos tempos.

Ficámos a perceber mais sobre as inúmeras mudanças que a comunicação social em geral sofreu, principalmente com o crescimento da Internet, que tanto pode ajudar como dificultar o trabalho dos media.

No final da aula, foi-nos proposta a realização de um jornal com os principais acontecimentos desta semana na Universidade de Verão.

"Paisagens digitais"

A atividade intitulada "Paisagens Digitais”, desenvolvida na terça-feira, 3 de julho, teve lugar na FLUC, local predileto da área de saber de Letras. Situada, aproximadamente, a 40º 12´ 20´´ N 8º 25´ 10´´ W, Coimbra e, mais concretamente, a FLUC, foi o palco de aprendizagem.

A iniciativa “Paisagens Digitais” abrange e promove o curso de Geografia. Neste sentido, o professor responsável pela atividade dinamizou-a, mostrando que através das coordenadas geográficas é possível obter localizações absolutas. Para além disto, conduziu-nos a uma experiência ao ar livre, sendo esta comprovadora de que as coordenadas determinam não só a nossa localização voluntária ou involuntária, bem como qualquer outra, recorrendo, por exemplo, a uma simples aplicação: GPS LOGGER.

Em conclusão, a atualidade e o passado, embora cruciais, distinguem-se pela modernização que relegou as formas tradicionais de determinação de localizações para segundo plano, afirmando-se, deste modo, as tecnologias da informação geográfica, características do surto tecnológico dos tempos modernos.

"Paisagens do presente e do passado"

No primeiro dia da Universidade de Verão de 2018 os alunos de Letras tiveram a oportunidade de usufruir de uma visita guiada ao espólio romano que se encontra edificado na cidade de Coimbra há dois mil anos, cidade essa que os romanos denominaram de Aeminium.

A visita foi coordenada por um professor de arqueologia da FLUC num contexto informal e dinâmico.

Visitar o Museu Nacional de Machado de Castro foi, para muitos de nós, uma grande surpresa. Este espaço acolhedor, com uma vista privilegiada sobre a cidade, guarda importantes vestígios da época romana conservados há centenas de anos em Coimbra. Este museu alberga as antigas galerias que suportavam o fórum romano da cidade e que tinham funções comerciais e de conservação dos produtos.

No espaço visitado, o Criptopórtico, encontrámos não só vestígios de toda a marca da vida quotidiana romana como, também, vestígios epigráficos que nos foram brevemente explicados. Esta experiência foi muito enriquecedora, na medida em que nos possibilitou uma visita sobre as paisagens do passado.

Como marca das paisagens do presente, visitámos, de seguida, alguns espaços da cidade, refletindo com a ajuda de duas professoras da FLUC sobre o efeito que os grafittis têm na atualidade.

Esta dicotomia entre passado e presente ofereceu-nos uma experiência magnífica que nos enriqueceu culturalmente e que estimulou o nosso o espírito crítico.

5 de julho: "paisagens da língua"

No dia 5 de julho, decorreu a atividade “Paisagens da Língua”, da área de saber de Letras.

Os jovens tiveram o privilégio de conhecer a panóplia de línguas do mundo. Através de atividades didáticas, puderam refletir acerca do papel das línguas nas relações internacionais e em conflitos, como também as relações que cada língua partilha com outras. Foram abordadas temáticas relacionadas com a desigualdade social, a liberdade e a relação entre o passado e o presente.

No final, todos concordaram que as línguas em voga – como o alemão, italiano, inglês e francês – são insuficientes, visto que cada vez mais o mercado de trabalho exige mais competências linguísticas. Efetivamente, as línguas funcionam como um fator de coesão de culturas e de povos e contribuem para o atenuar das divergências.

"paisagens perigosas"

Todos os dias enfrentamos perigos, é inerente à nossa vida. Por isso, analisámos "Paisagens Perigosas", à luz de diferentes áreas, num espectro que vai dos Estudos Clássicos à Filosofia, passando pelo Jornalismo. Foi através de uma tertúlia nos corredores da FLUC que abordámos o perigo como algo sedutor ao ser humano e como objeto de criação de mitos que até agora vivem anos e até milénios.

6 de julho: "paisagem final"

Munidos de algumas informações sobre o jornalismo e a comunicação, na atividade "Paisagem Final", realizada no dia 6 de julho, tivemos oportunidade de organizar este pequeno "jornal" online, sobre as variadas experiências da UV.

Todo este processo jornalístico implicou a conjugação do trabalho individual de todos os participantes, aos quais foram atribuídos, na primeira atividade, funções distintas. A seleção dos registos fotográficos, a passagem dos textos para formato digital e a gravação de alguns testemunhos sobre as experiências vividas ao longo da semana, tiveram lugar nesta que foi a última manhã de atividades da UV.

Oferecer uma "paisagem final"... é essa a função do trabalho jornalístico e é isso que neste espaço online pretendemos proporcionar.

"A minha participação na Universidade de Verão foi algo de sobremaneira revigorante. Desde sempre me foi dito que se deve aproveitar todas as oportunidades, visto que são estes pequenos momentos que contribuem para o enriquecimento de qualquer ser humano. Durante esta semana conheci pessoas de outros pontos do país, tive a oportunidade de assistir a aulas da área de Letras e de interagir com a vida académica.", Inês montes
"para além da paisagem"

A oferta formativa da FLUC consiste numa gama de cursos interdisciplinares voltados para a realidade e resolução de problemas complexos, que podem ser resolvidos apenas por alguém com uma formação de base humanista.

Orientados pelos Professores Ana Teresa Peixinho e Luís Umbelino, os jovens do programa de Letras ficaram a conhecer esta oferta formativa única e muito diversificada e tiveram também oportunidade de colocar algumas questões.

CRÉDITOS

Esta página foi criada pelos participantes da Universidade de Verão, com apoio de Sílvio Santos, Professor da Secção de Comunicação do DFCI, e Inês Fonseca Marques, doutoranda em Ciências da Comunicação, na atividade "Paisagem Final".

Participantes da Universidade de Verão 2018 - FLUC: Ana Carolina Simões; Diogo Casaca; Helena Pereira; Inês Montês; Joana Silva; Jorge Correia; Márcia Gonçalves; Márcio Neves; Maria Inês Mendes; Pedro Ferreira; Rodrigo Henriques.

visite-nos:

Report Abuse

If you feel that this video content violates the Adobe Terms of Use, you may report this content by filling out this quick form.

To report a Copyright Violation, please follow Section 17 in the Terms of Use.