CogniCampo Dinâmicas de Alta Intensidade Física, Sensorial e Emocional

Realizado pela Futebol Futuro em parceria com a Vale Viver, o COGNICAMPO está presente nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil.

Desenvolvendo uma nova metodologia lúdica de alta demanda na formação de atletas e treinadores através de cursos e oficinas práticas de intenso estímulo à cognição e à sensorialidade nos clubes da Série A e B do Campeonato Brasileiro de Futebol (América Mineiro, Bahia, Grêmio, Fluminense, entre outros), enriquecemos a experiência física, intelectual, sensorial e emocional dos mesmos, convergindo basicamente em dois aspectos:

- O DESENVOLVIMENTO COMO PESSOA

ATRAVÉS DE JOGOS QUE PROMOVAM A SOCIABILIZAÇÃO, a DESINIBIÇÃO, a IMAGINAÇÃO, a empatia, a EXPRESSÃO CORPORAL, ASSIM COMO A CONFIANÇA E O CONTROLE NAS VARIAÇÕES FISIOLÓGICAS E EMOCIONAIS, TÃO EVIDENTES ENTRE OS JOVENS EM FORMAÇÃO E PROFISSIONAIS DE ALTO RENDIMENTO.

- O DESENVOLVIMENTO COMO ATLETA

ATRAVÉS DE DINÂMICAS E EXERCÍCIOS TÉCNICOS QUE ESTIMULAM A CONCENTRAÇÃO, A IMPROVISAÇÃO, O REFLEXO, A AGILIDADE, A FORÇA, O USO CONSCIENTE DA GRAVIDADE, O CÁLCULO MENTAL, OCUPAÇÃO E CRIAÇÃO DE ESPAÇOS, SENSIBILIDADE DE GRUPO, PERCEPÇÃO EXTRA-SENSORIAL, IDENTIFICAÇÃO DE TENDÊNCIAS MOTORAS, REDUÇÃO DO TEMPO ENTRE IMPULSO INTERNO E REAÇÃO EXTERNA, ETC.

A COGNIÇÃO PODE SER COMPREENDIDA COMO UM CONJUNTO DE HABILIDADES MENTAIS QUE ENVOLVEM A PERCEPÇÃO, A CONCENTRAÇÃO, O RACIOCÍNIO, A REAÇÃO, O PODER DE IMPROVISO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENTRE OUTROS FATORES.

Assim como expandir o campo de desenvolvimento do atleta, pretende-se possibilitar aos treinadores e a todos os outros profissionais envolvidos na formação a desenvolver um trabalho de aprendizagem ainda melhor, dada a expansão da capacidade de percepção e raciocínio dos comandados empregados de forma a incorporar aspectos cognitivos relacionados ao movimento e à técnica, à consciência física, à compreensão tática e espacial.

Notícias sobre o CogniCampo

Projeto Criança Canhota / CogniCampo no Espírito Santo

O PRESENTE TRABALHO SE CONSTITUI COMO UMA PRÁTICA QUE PROPÕE A IMPLEMENTAÇÃO DE UM MÉTODO LÚDICO CAPAZ DE CONSIDERAR TAMBÉM PROCESSOS COGNITIVOS DE ALTA DEMANDA COMO O TREINAMENTO DE FUTEBOL.

A partir do objetivo geral na formação do atleta, decorrem os seguintes objetivos específicos:

- Trabalhar as potencialidades em detrimento do foco nas deficiências ou limitações de cada um;

- Trazer referências sociais e profissionais dentro e fora do esporte;

- Explicar a aplicação e o impacto dos exercícios apresentados no trabalho dentro de campo;

- Estimular a reflexão e o entendimento de seu fazer corporal, buscando outras fontes de conhecimento e aperfeiçoamento.

contato@futebolfuturo.com.br

+55 (21) 9 6504-1604 / (33) 9 8828-9207

Gustavo Caldeira Ministério é teatrólogo, diretor do Projeto Criança Canhota e Ponto de Cultura Vale Viver e diretor administrativo do Instituto Cultural Válido Mucuri.

Autor de "A Saga de Vicente Depois do Fim do Mundo", recebeu o Prêmio Nacional de Literatura em Recife - PE, seus contos foram publicados pela Academia de Letras de São Paulo. Suas peças teatrais foram apresentadas por grupos, atores e diretores renomados no Teatro do Leblon e Teatro Maria Clara Machado (Planetário da Gávea), no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, Ipatinga e em diversas outras regiões de Minas Gerais fora do circuito cultural.

No Vale do Mucuri, dirigiu projetos e oficinas de teatro em dez cidades e comunidades do Vale do Mucuri, já divulgados e reconhecidos por importantes meios de imprensa do Brasil, impresso e televisivo. Foi professor de Teatro do PROJETO CEIA, em Pavão/MG, semifinalista do Prêmio UNICEF em 2013.

É diretor do Projeto 'Futebol como Teatro' e 'COGNICAMPO' desenvolvido na formação de jogadores e treinadores dos clubes da Série A e B do Campeonato Brasileiro de Futebol.

Created By
Cogni Campo
Appreciate

Credits:

E. C. Bahia - Caldeira dos Santos

Made with Adobe Slate

Make your words and images move.

Get Slate

Report Abuse

If you feel that this video content violates the Adobe Terms of Use, you may report this content by filling out this quick form.

To report a Copyright Violation, please follow Section 17 in the Terms of Use.