A URBANIZAÇÃO DE Londres e São Paulo séculos XVII-XX

Estação da Luz em 1901.
São Paulo e Londres são grandes metrópoles mundiais e tiveram suas urbanizações relacionadas aos processos de desenvolvimento econômico de seus respetivos países e regiões.
Londres dos séculos XVII-XX

(Mapa 1) Mapa de Londres em 1665

HOLAR. Wenceslau. A cidade de Londres em 1665. Disponível em <http://paleonerd.com.br/2015/09/18/a-vida-em-londres-no-seculo-xvii/>. Acesso em 29 de março, às 13:14.

(Mapa 2) Plano das cidades de Londres e Westminster (séc. XVII)

Autoria desconhecida. Plano das cidades de Londres e Westminster, no Concelho de Southwark, e partes adjacentes, mostrando cada casa. O mapa mais detalhado de Londres georgiana disponível. Disponível em <http://urbanidadeslondres.blogspot.com.br/>. Acesso em 29 de março às 13h18.

(Mapa 3) Londres em 1801 (sécs. XVIII-XIX)

Autoria desconhecida. Plano de John Fairburn de Westminster e Londres 1801. Este é um dos mapas mais bonitos e detalhados de Londres na virada dos séculos XVIII e XIX. Disponível em <http://urbanidadeslondres.blogspot.com.br/>. Acesso em 29 de março às 13h18.

(Mapa 4) O Diretório de Londres em 1811

Autoria desconhecida. O Diretório de Londres, ou um plano novo e melhorado de Londres, Westminster, Southwark e, com o adjacente País, os novos edifícios, as novas estradas, e as alterações pela abertura de novas ruas e alargamento dos outros. Disponível em <http://urbanidadeslondres.blogspot.com.br/>. Acesso em 29 de março às 13h18.
Crescimento populacional de Londres (século XVII-XX)

CAUSAS DO CRESCIMENTO POPULACIONAL DE LONDRES ENTRE OS SÉCULOS XVIII e XX

  • Advento da industrialização – 1ª Revolução (séc. XVIII-XIX) e 2ª Revolução (sécs. XIX-XX)
  • Urbanização, avanços tecnológicos, médicos e sanitários, responsáveis pela redução dos índices de mortalidade

(Gráfico 1) POPULAÇÃO MUNDIAL DOS SÉCULOS XVIII-XXI

GARZA. Marcelo. Pico de crescimento populacional no século XIX no mundo. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:WorldPopulation.png>. Acesso em 29 de março, às 15:48.

REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS INGLESAS E O CRESCIMENTO POPULACIONAL

Responsáveis pelo desenvolvimento socioeconômico da Inglaterra. À medida em que ganhava mercado consumidor, desenvolvia técnicas e produtos, tornava-se mais forte e influente politica e economicamente. Desde modo, a capital londrina, sendo a capital do país em ascensão populacional e econômica, agregava as melhores oportunidades e tornava-se a cidade europeia mais preponderante e atrativa.

(Gráfico 2) PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DE LONDRES

Processo de urbanização de Londres. Disponível em <https://br.pinterest.com/danishhome/history-of-senior-care>. Acesso em 29 de março às 17:32.

FILME 'OLIVER TWIST' E LONDRES DO SÉCULO XIX

Percebe-se o processo de desenvolvimento de uma cidade industrializada e urbanizada. Além disso, grande parte da população torna-se marginalizada por conta do crescimento descontrolado. Observa-se isso, por exemplo, pela fuga da poluição pela população mais rica e pela ocupação dos centros menos valorizados pelos pobres e operários.
São Paulo dos séculos XIX-XX

SÉCULO XIX

(Figura 1)  Largo da Sé, 1880; à direita, a antiga catedral, à esquerda, Igreja de São Pedro dos Clérigos, ambas posteriormente demolidas

FERREZ. Marc. Disponível em: <http://smdu.prefeitura.sp.gov.br/historico_demografico/1872.php>. Acesso em 27 de março às 14h13.

(Mapa 5) Planta da Imperial da Cidade de São Paulo levantada em 1810

COSTA. Capitão de Engenheiros Rufino J. Felizarão. 1810. Copiada em 1841. Planta da Imperial da Cidade de São Paulo. Disponível em: <http://smdu.prefeitura.sp.gov.br/historico_demografico/1872.php>. Acesso em 29 de março às 14h16

(Mapa 6) Mapa da área urbanizada de São Paulo em 1872

Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano - Emplasa. 2002/2003. Adaptação da Secretaria Municipal de Planejamento. Disponível em: <http://smdu.prefeitura.sp.gov.br/historico_demografico/1872.php>. Acesso 29 de março às 14h21.

SÉCULO XX

(Figura 4) Praça da República em 1972 - Nota-se em segundo plano a Escola Normal Caetano de Campos, em seguida o Edifício Itália

Departamento do Patrimônio Histórico do Município de São Paulo. Praça da República. Disponível em: http://smdu.prefeitura.sp.gov.br/historico_demografico/1970.php. Acesso 29 de março às 14h23.

(Mapa 7) Mapa da área urbanizada de São Paulo entre 1963-1974

Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano - Emplasa. 2002/2003. Adaptação da Secretaria Municipal de Planejamento. Disponível em: <http://smdu.prefeitura.sp.gov.br/historico_demografico/1872.php> Acesso 29 de março às 14h21.
A cidade de São Paulo, durante seu processo de urbanização, sofreu um remodelamento do espaço urbano. Houve a instalação de trilhos de bonde, reconstrução do centro, abertura de parques e praças públicas, investimento no saneamento, além da crescente verticalização. Todas essas mudanças objetivavam a modernização.
Crescimento populacional de São Paulo (séculos XIX-XX)

(Tabela 1) Crescimento populacional do Estado de São Paulo entre 1872-2010

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2010. Crescimento populacional paulista entre 1872 e 2010. Disponível em <www.ibge.gov.br/>. Acesso em 29 de março às 19h34.

(Tabela 2) Crescimento populacional da cidade de São Paulo entre 1872-2010

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2010. Crescimento populacional da cidade de São Paulo entre 1872 e 2010. Disponível em <www.ibge.gov.br/>. Acesso em 29 de março às 19h36.

RAZÕES PARA O AUMENTO POPULACIONAL PAULISTA DOS SÉCULOS XIX-XX

  • Desenvolvimento da atividade cafeeira;
  • Concentração das oportunidades socioculturais, tais como instituições educacionais nacionais e internacionais (por exemplo, o Largo São Francisco de Direito, da USP);
  • Aglomeração de polos industriais (por exemplo, fábricas de banha, cerâmica, chita, artefatos de madeira, fósforos e chapéu);
  • Melhores chances de tratamentos médicos;
  • Construção da estrada de ferro Santos-Jundiaí;
  • Afluxo de imigrantes europeus
  • Expansão da atividade científica brasileira nas universidades paulistas;
Fontes Bibliográficas

VELLOSO. Rita. A cidade de Londres: Mapas antigos de Londres. Disponível em <http://urbanidadeslondres.blogspot.com.br>. Acesso em 29 de março de 2017.

PALEONERD. A vida em Londres no século XVII. Disponível em <http://urbanidadeslondres.blogspot.com.br>. Acesso em 29 de março de 2017.

RASPANTI. Márcia Pinna. São Paulo e a virada do século. Disponível em <http://historiahoje.com/sao-paulo-na-virada-do-seculo/>. Acesso em 29 de março de 2017.

PORTAL BRASIL. A história de São Paulo. Disponível em <https://www.portalbrasil.net/brasil_cidades_saopaulo_historia.htm>. Acesso em 29 de março de 2017.

BRAULIO. Cleber. Urbanização brasileira. Disponível em <http://www.clebinho.pro.br/?p=8015>. Acesso em 29 de março de 2017.

WIKIPEDIA. Demografia de São Paulo. Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/Demografia_de_São_Paulo>. Acesso em 29 de março de 2017.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em <www.ibge.gov.br>. Acesso em 29 de março de 2017.

Elaboradores

Gabriel Gutierrez. N9. 2A.

Júlia Guedes. N21. 2A.

Manoela Coelho. N24. 2A.

Maria Clara Giannini. N25. 2A.

Largo São Bento (século XIX)
Created By
Manoela Coelho
Appreciate

Report Abuse

If you feel that this video content violates the Adobe Terms of Use, you may report this content by filling out this quick form.

To report a Copyright Violation, please follow Section 17 in the Terms of Use.