Loading

Uho Teatro de Marionetas histórias com a Natureza dentro

“ Devemos fazer tudo o que está ao nosso alcance para ajudar as crianças a desenvolver a fantasia. “ - Rudolf Steiner

O nosso Teatro de Marionetas é inspirado nos teatros de marionetas da pedagogia Walford. As personagens são feitas com lã, algodão e sedas. Os cenários são construídos com material reciclado, elementos da natureza, panos de algodão e seda e criações em lã.

O encanto das lãs e das sedas bem como das peças criadas e os elementos naturais contribuem para criar uma atmosfera de delicadeza, ternura e amorosidade.

O teatro começa com o acender de uma vela. A vela estará acesa até ao final da história.

Há uma qualidade de presença e silêncio durante toda a actuação.

O pano é levantado no momento que antecede o inicio da história, revelando a magia às crianças que muitas vezes não conseguem conter um “espanto” de encantamento.

Quando a história termina, o pano volta a cobrir o cenário e a vela é apagada.

Presenciar um espectáculo de Marionetas Waldorf tem um efeito calmante e estimulador da imaginação nas crianças, o que permite que vivenciem na totalidade e profundamente a história que estão a ouvir.

Escutar uma história oralmente permite que a imaginação se desenrole e desenvolva mais livre e criativamente do que quando nos são dadas imagens por meio da televisão ou de um livro. Além disso, as crianças podem criar a imagem interna apropriada para a sua idade e maturidade e não receber algo de fora que podem não conseguir “digerir”.

As nossas histórias acompanham os ritmos da Natureza e os ciclos das estações.

Os cenários são muito simples e as marionetas Waldorf têm pouca ou quase nenhuma expressão, o que contrariamente ao que possamos pensar, tem um efeito benéfico, pois deixa para a criança a liberdade de imaginar, consoante o que ela própria está a sentir, o seu mundo interior e a sua maturidade.

As canções são uma parte fundamental do teatro de Marionetas. Algumas vezes, as peças são também acompanhadas por instrumentos musicais.

As nossas propostas

Teatro de Marionetas

As nossas histórias tem a duração de 15 minutos a 40 minutos dependendo da história e da faixa etária à qual se destina.

Nos casos das histórias mais curtas, além da peça estão incluídas dinâmicas com as canções.

Os nossos cenários são portáteis e o teatro de Marionetas pode ser apresentado tanto no exterior como no interior.

A montagem do teatro tem uma duração entre 30 a 60 minutos.

Teatro de Marionetas e atelier de construção de Marionetas

Esta proposta é destinada a crianças entre os cinco e os doze anos de idade e além da apresentação da peça, incluí um atelier de construção de uma marioneta por participante, em lã e tecido.

A quem se destina

Faixas Etárias

As nossas histórias, mesmo as destinadas aos mais pequeninos, “tocam” transversalmente o coração de todas as faixas etárias.

Histórias para os mais pequeninos ( < 3 anos )

Histórias da Natureza, pequenos contos repletos de bondade e beleza, histórias divertidas.

Histórias para "crianças" dos 1 aos 199

Contos de fadas, histórias de aventuras, buscas, jornadas de herói e heroína.

Entidades

Instituições de Ensino e ocupação de tempos livres

No contexto do ano lectivo, propomos a apresentação de uma peça por período, relacionada com a estação do ano. Pretende-se que seja um ciclo com um fio condutor, embora as histórias possam ser apresentadas individualmente.

Lares de Idosos e Centros de dia

Eventos

Festas de aniversário

Batizados ou primeiro aniversário (História do nascimento ou outras)

Casamentos

Festas de instituições e empresas

Outras

Quem somos?

Carla Alves Fernandes, Dália Lourenço e Luísa Paula Pereira

Carla Alves Fernandes

Desde criança sou apaixonada por histórias.

No início queria ser detetive e ser sempre a primeira a desvendar o enredo.

Mais tarde descobri que afinal de contas o melhor seria mesmo ser arqueóloga e desvendar de uma vez só a história completa da humanidade!

Cresci a devorar os grandes clássicos da literatura. Na adolescência conheci a paixão pela dança e o teatro. Mas só quando fui mãe desbravei o universo dos contos tradicionais e da infância e me enamorei pela figura do Contador de Histórias.

Também no papel de mãe descobri a minha paixão pela lã e com as figuras que criei começaram a surgir as primeiras histórias… Ou terão sido com as histórias que as minhas figuras nasceram? Não sei bem… Assim, como uma brincadeira de criança e para as crianças, surgiu o projeto Era Uma Vez a Lã.

Fiz uma breve formação de contadores de histórias, mas foi no grupo de teatro de marionetas “Ao Som da Harpa” que vivi dois maravilhosos anos de crescimento e aprendizagem. Neste grupo dediquei-me a iniciar um reportório e personagens de lã dedicados aos mais pequeninos.

Dália Lourenço

Sempre senti uma relação forte com a natureza e os seres que nela habitam, geóloga de formação, fui fotógrafa de natureza e coordenadora de diversas publicações sobre percursos naturais, tendo assim percorrido e descoberto verdadeiros “santuários” naturais onde sonhava que me integrava e difundia. Mais tarde, e sempre na procura de integração e descoberta do “todo” encontrei as Danças de Roda Tradicionais e posteriormente as Danças Circulares Sagradas, trabalhando até hoje como formadora de crianças e adultos.

O trabalho com crianças levou-me a fazer a formação em Pedagogia Waldorf e despertou outra grande paixão, que é o trabalho artesanal com lã, comecei por fazer bonecos, anões e fadas em diversas técnicas, passando pela feltragem, pela tecelagem, pela fiação e tinturaria natural, orientando diversas oficinas nestas áreas.

Desde criança viajo através dos tempos e dos espaços com histórias infantis, contos de fadas e histórias tradicionais, assim como sempre me fascinaram os fantoches, as marionetas e as representações com diversos bonecos Foi então que surgiu o projecto de um teatro de marionetas “Para Além da Lenda” onde juntei as histórias, com os cenários de natureza, a música e a criação manual de inúmeras personagens, iniciando assim o caminho de descoberta do maravilhoso mundo das Marionetas.

Luísa Paula Pereira

Sou uma estudiosa da condição humana e as diferentes vertentes do meu trabalho, tocam-se em dois pontos, a criação de ritual e a união de mundos.

Estudei Matemática Aplicada à Economia e à Gestão porque encontrei magia em algumas áreas de Matemática. Mais tarde, depois de trabalhar alguns anos em contexto empresarial, percebi que não estava a encontrar o que andava à procura. Queria algo mais humano. Saí e estudei Arte-terapia e comecei a explorar a dança livre, diferentes tipos de meditação e o Ritual Trance Dance.

Contar histórias e as histórias em si, a forma como ligam mundos e pessoas é outra das minhas paixões e parte do meu trabalho. Durante o meu percurso pessoal e profissional fiz várias formações de Contadores de Histórias. No momento, ligado às histórias, tenho outro projecto que se chama Círculo de Histórias no Feminino.

Foi no Grupo de Teatro de Marionetas “ Ao Som da Harpa “ que descobri e me iniciei neste maravilho trabalho com as Marionetas.

Contactos

Para agendamentos, pedidos de informação e orçamentos, contactem-nos através do e-mail marionetasteatro@gmail.com ou pelos telefones 966 132 044 / 969 834 235.

Report Abuse

If you feel that this video content violates the Adobe Terms of Use, you may report this content by filling out this quick form.

To report a Copyright Violation, please follow Section 17 in the Terms of Use.