Uma história de envolvimento e paixão Série sobre a Hepatite C começou em 2014 e reuniu 15 profissionais e estudantes

Texto de Roberta Jansen e fotos de Zhou Zhuangchen, Ariel Subira, Valda Nogueira, Samuel Costa e Lucas Andrade

A série de reportagens sobre a Hepatite C que vocês acompanharam esta semana é fruto de um workshop realizado pela Universidade de Tufts, nos EUA, e pela Open Society Foundation (OSF). Entre os dias 12 e 24 de agosto de 2014 um grupo de estudantes e jovens profissionais do jornalismo se reuniram por duas semanas num hostel, em Copacabana, para a oficina de narrativas multimídia, organizada pelo curso de Lideranças Globais da Tufts.

O tema da oficina era “Hepatite C, a epidemia silenciosa”. Participaram seis estudantes estrangeiros, selecionados na universidade americana, e seis alunos brasileiros, escolhidos através de edital organizado pela Tufts, a OSF e também pela fotógrafa brasileira Marizilda Cruppe, parceira do #Colabora, que foi uma das professoras do workshop. Junto como grupo de estudantes estrangeiros, veio ainda um outro professor, da Tufts, Samuel James.

Os dois primeiros dias da oficina foram dedicados a entrevistas com especialistas em Hepatite C. Em seguida, os alunos e os professores fizeram uma reunião de pauta em que foram sugeridas matérias que cobrissem toda a problemática da epidemia da doença.

Ao longo de duas semanas, Marizilda e Samuel orientaram os estudantes na produção e desenvolvimento das pautas. Faziam reuniões diárias para acompanhar as dificuldades dos estudantes em entender o tema, processar as informações, conseguir as autorizações necessárias para a realização de determinadas reportagens, se aproximar dos personagens para construírem uma narrativa que não fornecesse somente informações e dados, mas transmitissem também as angústias dos pacientes durante o tratamento, a expectativa dos familiares, os dramas e alegrias dos médicos.

O envolvimento entre pacientes e estudantes foi tão intenso que, até hoje, passados dois anos, a fotógrafa Valda Nogueira mantém contato com os pacientes que fotografou e recebe notícias sobre seu estado de saúde.

“Durante a oficina, eu e Erin Stone acompanhamos Paulo de Carvalho e sua companheira Solange Cotta durante vários dias. Além de ser uma história sobre saúde, a história de Paulo e Solange é também uma história de amor, pois as dificuldades que surgiram em seus caminhos só os tornou mais forte e unidos. Após uma longa jornada de tratamentos, transplantes e consultas médicas, Paulo hoje está curado”, conta Valda.

O último exame de Paulo chegou na semana passada, confirmando a cura, e foi muito comemorado pela fotógrafa.

“Numa oficina curta e intensa como essa, é importante fazer com que os estudantes acreditem que vão conseguir contar as histórias. Na primeira reunião de pauta, ninguém sugeriu transplante de fígado pois acharam que seria impossível conseguir uma autorização para acompanhar uma cirurgia dessas em tão pouco tempo”, contou Marizilda Cruppe. “Mas com a dose certa de motivação conseguimos acompanhar dois transplantes”.

“Foi uma das maiores experiências profissionais que tive na vida”, conta Lucas Andrade, que trabalhou com vídeo. “Recebi a missão de registrar um transplante de fígado. Quando recebi a pauta, meio que não acreditei que pudesse conseguir, pois era uma das mais difíceis. Mas agarrei a pauta com todas as forças e corri atrás”.

Para a publicação no #Colabora do rico material reunido pelos estudantes, foi necessário fazer uma atualização do tema. A jornalista Roberta Jansen, especialista em saúde, foi chamada para atualizar as histórias já existentes e contar sobre o novo e revolucionário tratamento contra a Hepatite C que, na época do workshop, ainda não estava disponível no SUS.

Valda Nogueira, Ariel Subira, Samuel Costa, Lucas Andrade e Zhou Zhuangchen

Made with Adobe Slate

Make your words and images move.

Get Slate

Report Abuse

If you feel that this video content violates the Adobe Terms of Use, you may report this content by filling out this quick form.

To report a Copyright Violation, please follow Section 17 in the Terms of Use.