Digitais - As impressões digitais são a marca exclusiva de cada indivíduo. O processo completo de desenvolvimento é tão específico que não existe possibilidade de um mesmo padrão se repetir. O ser humano tem uma característica única que o representa, suas impressões digitais. Assim como as digitais humanas, cada localidade tem sua história e características únicas, vocações, necessidades, potencialidades, além dos diferentes recursos naturais, sociais, econômicos, políticos, culturais, físicos e humanos que podem ser estrategicamente articulados, tornando-se ativos impulsionadores do desenvolvimento social, Ambiental e econômico.
a Digital Social é uma empresa Social especializada no planejamento e implementação de Projetos de Desenvolvimento local que mesclam Economia Criativa e Impacto Socioambiental. Desenvolvemos de forma colaborativa com os principais atores sociais (Sociedade Civil, Poder Público e Iniciativa Privada) um Plano de Desenvolvimento, baseado na Vocação, ativos, necessidades e potencialidades locais. Fomentamos um ecossistema DE empreendedorismo social, uma rede DE impacto local, que Potencializa projetos e ações de inclusão socioeconômicas Inovadoras, tendo como eixos norteadores do trabalho os ods - objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
ADERIS - A Agência de Desenvolvimento Regional, Economia Criativa e Impacto Socioambiental atua como um hub fomentador de projetos e ações de inclusão socioeconômicas inovadoras. Tem como atividade principal a formação de Ecossistemas de Empreendedorismo de Impacto Socioambiental e Economia Criativa, formando uma Rede de apoio para as iniciativas que colaborem com o desenvolvimento e transformação de suas localidades. Oferece aos empreendedores suporte no desenvolvimento das suas atividades, incubação de projetos estratégicos, viabilização financeira para atividades prioritárias e oportunidades de capacitações, conexões e parcerias.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas que foram fixados e anunciando pela ONU - Organização das Nações Unidas em setembro de 2015. Esta agenda é fruto do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo para criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas, protegendo os Povos e o Planeta. Os 17 objetivos são pontos norteadores e Contemplam um dos pilares da nossa atuação no desenvolvimento de negócios de impacto na Comunidade, Negócios Sociais e gestão de projetos sociais empreendedores.
Economia Criativa - Pode ser definida como processos que envolvam criação, produção e distribuição de produtos e serviços, usando o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como principais recursos produtivos. São atividades na quais tem como base o exercício da imaginação e da criatividade, tornando-os o maior ativo e potencializando seu valor econômico. Setores da Economia Criativa: Gastronomia, Arquitetura, Publicidade, Design, Artes, Antiguidades, Artesanato, Moda, Cinema e Vídeo, Televisão, Editoração e Publicações (Literatura), Artes Cênicas (Performing Arts), Rádio, Lazer, Música e Fotografia.
Economia Verde - A economia verde é definida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente como "uma economia que resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz os riscos ambientais e a escassez ecológica". A economia verde inclui: oferta de empregos, consumo consciente, reciclagem, reutilização de bens, uso de energia limpa e valoração da biodiversidade. Espera-se que seus resultados sejam a melhoria qualidade de vida para todos, diminuição das desigualdades entre ricos e pobres, conservação da biodiversidade e preservação dos serviços ambientais.
Desenvolvimento Sustentável – Três áreas definem o tripé da sustentabilidade: a sustentabilidade ambiental, a sustentabilidade econômica, a sustentabilidade sociopolítica e cultural. Temos como definição: “O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.” — Relatório Brundtland.
ESG - Environmental, Social and Governance - O termo Environmental, Social and Governance (ESG – sigla em inglês) ou Ambiental, Social e Governança (ASG — em português) tornou-se uma forma de definir as operações de empresas que são socialmente responsáveis, sustentáveis e corretamente gerenciadas. o conceito é usado para descrever o quanto um negócio busca meios de minimizar seus impactos ao meio ambiente, se preocupa com as pessoas e adota boas práticas de Gestão. Environmental ou Ambiental: refere-se às práticas da empresa ou entidade voltadas ao meio ambiente. Social: relaciona-se à responsabilidade social e ao impacto das empresas e entidades em prol da comunidade e sociedade. Governance ou Governança: está ligado às políticas, processos, estratégias e orientações de administração das empresas e entidades.
Desenvolvimento Humano - O desenvolvimento humano é o processo pelo qual uma sociedade melhora a qualidade da vida dos seus cidadãos, satisfazendo suas necessidades básicas e complementares, tendo o processo centrado nas pessoas com a ampliação das escolhas, da capacidade e da liberdade de cada um. É o processo de ampliação da liberdade do ser humano, com relação às suas capacidades e oportunidades a seu dispor, para que possam escolher a vida que desejam ter, isso inclui as dinâmicas sociais, econômicas, políticas e ambientais necessárias para garantir uma variedade de oportunidades, bem como o ambiente propício para que cada um exerça, na plenitude, seu potencial.
Cidades Educadoras - A cidade educadora é uma cidade com uma personalidade própria que tem como ponto fundamental o investimento no capital humano e nas relações sociais estabelecidas no âmbito do seu território. A cidade educadora é um sistema complexo em constante evolução e pode exprimir-se de diferentes formas, mas dará sempre prioridade absoluta ao investimento cultural como agente educativo permanente, plural de conexão, interação, inclusão e transformação. É uma cidade que não está fechada em si mesma, mas que mantém relações com outros núcleos urbanos da sua localidade para aprender de forma colaborativa, estabelecer vínculos, compartilhar experiências e, portanto, enriquecer a vida dos seus habitantes.
Cidades Criativas, Inovadoras e Inteligentes - O futuro do planeta e das pessoas está diretamente ligado ao desenvolvimento de suas cidades. Por meio de um conjunto de ações e soluções voltadas para as necessidades atuais cotidianas do ser humano, potencializando o surgimento e a multiplicação de novos atores sociais, articulados em rede e em busca de mais sustentabilidade, equilíbrio social e maior harmonia entre o homem e o meio ambiente. O objetivo é estimular nas cidades a transformação de ambientes urbanos em espaços propícios à inovação, à criatividade e à criação de empresas sociais e negócios sustentáveis, com a finalidade de termos uma cidade mais próspera, justa, inclusiva, para as pessoas e com melhores índices de desenvolvimento humano e social.