Loading

Plano de Melhoria 2021-22

O processo de autoavaliação tem como missão identificar os aspetos que possam contribuir para a melhoria da qualidade educativa e dos seus níveis de eficácia e eficiência, estimulando uma cultura de qualidade, exigência e responsabilidade.

Baseia-se numa abordagem ao trabalho da organização, promovendo de forma colaborativa, processo de reflexão interna sobre os modos como nos organizamos e gerimos os nossos recursos internos e externos para a prossecução dos objetivos de melhoria da qualidade educativa, através das melhores práticas organizativas e pedagógicas.

Deste modo, o plano de melhoria irá conter as áreas de melhoria, os aspetos a melhorar ou a consolidar, as ações estratégicas de melhoria, os objetivos específicos a atingir, as metas claras e objetivas, os intervenientes envolvidos nas diferentes tarefas, a calendarização no tempo e os mecanismos de autorregulação ou monitorização que nos permita reavaliar com eficácia o seu grau de implementação e sucesso das mesmas.

O PAM foi elaborado pela Equipa de Autoavaliação em articulação com a Direção e permitirá dar continuidade as estratégias propostas em 2019/2020, mobilizadoras da melhoria da organização escolar e das práticas profissionais, com repercussões na prestação do serviço educativo.

Em suma, o PAM está adaptado à realidade da organização escolar tendo em conta os recursos disponíveis e o horizonte temporal de 1 ano letivo.

Conceptualização do processo de autoavaliação e plano de melhoria

O processo de autoavaliação e plano de melhoria enquadram-se no âmbito do disposto na legislação em vigor e pretende:

- Assegurar o sucesso educativo dos alunos, promovendo uma cultura de qualidade, exigência e responsabilidade de todos os agentes intervenientes na escola;

- Identificar os pontos fortes do Agrupamento, enquanto organização, de forma a desenvolvê-los e valorizá-los como instrumentos e estratégias para o desenvolvimento da qualidade educativa;

- Identificar os pontos fracos do Agrupamento, de forma a reestruturar, princípios e modelos organizacionais e funcionais com vista ao aumento da qualidade educativa;

- Desenvolver, na organização, uma cultura de autoavaliação como estratégia de gestão eficaz dos recursos educativos e das boas práticas organizacionais e pedagógicas.

A Equipa de Autoavaliação (EAA) é representativa de toda a comunidade educativa. A equipa integra sete professores dos diferentes níveis de ensino, um assistente técnico, um assistente operacional um encarregado de educação. Pretende-se que a equipa transmita, de forma clara e detalhada, o processo de autoavaliação do agrupamento como fator relevante na organização escolar do agrupamento.

A EAA tem contado com o apoio de uma entidade externa que tem assumido funções de formação, validação e acompanhamento do projeto de Autoavaliação.

No início deste ciclo avaliativo, a Diretora do Agrupamento designou que seria dada a continuidade à equipa de Autoavaliação do ano letivo anterior, ficando a mesma com a seguinte constituição:

-Marília Pacheco (Coordenadora);

-Sandra Paulino (Representante da Direção);

- Maria João Baleia (Representante da Educação Pré-escolar);

-Mara Ribeiro (Representante do 1º Ciclo);

- Ana Paula Queiroz (Representante dos de 2º e 3º Ciclos);

- Paulo Carvalho (Representante do Ensino Secundário);

- Helena Dias (Representante dos Assistentes técnicos);

-Marlene Gaspar (Representante dos Assistentes operacionais);

-Alexandre Fernandes (Representante dos Pais/Encarregados de Educação).

As nossas Ações de melhoria

  • Ação de Melhoria 1- Melhorar e promover a qualidade dos processos ensino aprendizagem
  • Ação de Melhoria 2-Criar ferramentas e mecanismos eficazes de recolha e tratamento de dados referentes ao funcionamento do Agrupamento
  • Ação de Melhoria 3-Melhorar a comunicação interna e/ou externa

O plano de comunicação pretende, assim, assegurar e disponibilizar de forma periódica e contínua a informação relevante sobre o desenvolvimento dos acontecimentos e impacto das decisões que vão sendo tomadas no processo de autoavaliação.

Tendo em conta o âmbito alargado e os prazos limitados inerentes ao projeto de autoavaliação, é fundamental estabelecer processos eficientes de comunicação, por forma a assegurar o sucesso da implementação. Com efeito, o conhecimento claro e atempado, quer das razões e imperativos da autoavaliação, quer das suas implicações na organização escolar, desenvolve uma reação positiva e, por conseguinte, promove um espírito de aceitação e adesão geral junto dos atores educativos.

Uma comunicação clara e coerente a todas as partes interessadas durante as principais fases do projeto é a chave para assegurar o sucesso do processo e das ações subsequentes.

Assim, são objetivos do presente plano de comunicação:

• Informar de forma eficiente sobre o projeto de autoavaliação (porque razão foi considerada uma das prioridades da escola);

• Construir a confiança por parte da comunidade educativa relativamente às alterações e impacto decorrentes da autoavaliação (como a autoavaliação pode fazer a diferença);

• Minimizar a resistência à mudança, reduzindo as incertezas e aumentando a compreensão sobre os imperativos da autoavaliação (como está relacionada com o planeamento estratégico da escola);

• Assegurar a comunicação eficiente.

O plano de melhoria é um documento elaborado pela EAA em articulação com a Direção, onde são especificadas as áreas de melhoria, os aspetos a melhorar/consolidar, as ações estratégicas de melhoria, os objetivos a atingir, as metas, os intervenientes, a calendarização no tempo e os mecanismos de autorregulação/monitorização que permite avaliar com eficácia, o grau de implementação e sucesso das mesmas e delinear as ações futuras.

O PAM relativamente ao letivo 2021-22 foi reformulado pela Equipa de Autoavaliação em articulação com a Direção e dará continuidade as estratégias propostas em 2019/2020, que por consequência da situação pandémica nos últimos 2 anos ainda não desenvolveu todas as atividades propostas que são sem dúvida alguma, mobilizadoras da melhoria da organização escolar e das práticas profissionais, com repercussões na prestação do serviço educativo.

Em suma, o PAM está adaptado à realidade da organização escolar tendo em conta os recursos disponíveis e o horizonte temporal de 1 ano letivo e estará disponível para leitura na íntegra, na página do Agrupamento.

A Equipa de Autoavaliação do Agrupamento