Ondas ameaçadas como as mudanças climáticas afetarão o surfe

Fotos Marcelo Piu

Os atentados contra o meio ambiente afetam diretamente o habitat dos surfistas. Lixo nas praias e poluição dos mares são inimigos mais do que conhecidos desse esporte. Mas há outro fator que oferece perigo às grandes estrelas do surfe, as ondas. É o aquecimento global. Algumas pesquisas apontam nessa direção por algumas razões. Uma delas pode parecer paradoxal: apesar do aumento do nível dos oceanos em decorrência do derretimento das geleiras provocado aumento da temperatura na Terra, as ondas devem diminuir de tamanho em algumas áreas do planeta, principalmente no Atlântico Norte.

Uma péssima notícia para quem surfa e fotografa o mar, como o fotógrafo Marcelo Piu, autor desta galeria."Comecei fotografando as ondas desde quando comprei minha primeira máquina e até hoje não parei mais. Costumo dizer que só sou fotógrafo por causa das ondas", diz ele, enumerando os locais onde estas fotos foram tiradas: Praia de Jaoconé, em Saquarema (RJ), fundos de pedra como o Shore Break, que fica atrás do Forte de Copacabana.

O aumento do nível dos mares – também preveem os cientistas - poderá modificar as formações perfeitas de vários picos de surfe. Por sua vez, as tempestades e furacões – cada vez mais frequentes – causam erosão e movem grandes quantidades de areia, também transformando os fundos de areia, que estão entre os locais preferidos do fotógrafo.

"É muito bom fotografar em fundos de areia, na parte mais rasa, onde a onda estoura, mas em fundos e pedra, a onda tem uma beleza ímpar. Como por exemplo a onda rara da Baía de Guanabara apelidada de de A BESTA. Um onda gigante que se formou a partir de uma junção de fatores. Frente fria, corrente, vento e a lua cheia na época", diz Piu, que venera o trabalho que faz: "Fotografar na água pra mim é o momento mais sublime que tenho na vida, tanto como fotógrafo e ser vivo. É perpetuar a vida em minhas imagens.

Credits:

Marcelo Piu

Made with Adobe Slate

Make your words and images move.

Get Slate

Report Abuse

If you feel that this video content violates the Adobe Terms of Use, you may report this content by filling out this quick form.

To report a Copyright Violation, please follow Section 17 in the Terms of Use.