Favelagrafia Um olhar sem preconceito das comunidades do Rio

Texto de Paula Autran

Uma grande selfie das comunidades do Rio, feita por quem está dentro delas. Talvez esta seja a melhor definição de "Favelagrafia", projeto que tem como objetivo focar em nove favelas para desconstruir a imagem que salta aos olhos de quem está de fora e que só enquadra a violência quando se volta para elas. Para isso, foram selecionados nove fotógrafos amadores, com muitas ideias na cabeça e um iPhone SE nas mãos. O resultado foram dez mil fotos tiradas de julho para cá, muitas delas já compartilhadas.

Pelo menos uma você pode já ter visto: mostra cinco jovens com camisas cobrindo seus rostos numa escadaria do Morro do Turano, portando instrumentos musicais de sopro como se fossem fuzis. A legenda resume o conteúdo: "nem todo mundo usa as mesmas armas". Foi feita por Anderson Valentim, morador do Borel, mas, como músico que também é, aproveitou a chance de dar um recado duas semanas depois de uma guerra na comunidade vizinha. Essas e outras 179 imagens podem agora ser apreciadas como obras de arte no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), que até o dia 4 de dezembro abre as portas para a exposição do resultado do projeto. Veja aqui uma pequena mostra do trabalho. Selecionamos duas fotos de cada um dos nove artistas. A foto aí de cima é do Saulo Nicolai, do Morro dos Prazeres.

Foto de Josiane Santana, do Alemão
Fotos de Magno Neves, do Cantagalo, e Jessica Higino, do Morro da Mineira
Foto de Anderson Valentim, do Borel
Foto de Josiane Santana, do Alemão
Fotos de Joyce Marques, do Morro da Providência, e Rafael Gomes, da Rocinha
Foto de Elana Paulino, do Santa Marta
Foto de Omar Britto, da Babilônia
Fotos de Jessica Higino, do Morro da Mineira, e Saulo NIcolai, do Morro dos Prazeres
Foto de Joyce Marques, da Providência
Fotos de Elana Paulino, do Santa Marta, e Rafael Gomes, da Rocinha
Foto de Magno Neves, do Cantagalo
Foto de Anderson Valentim, do Borel
Foto de Omar Britto, do Morro da Babilônia

Artistas envolvidos: Anderson Valentim (Borel), Saulo Nicolai (Morro dos Prazeres), Omar Britto (Babilônia), Rafael Gomes (Rocinha), Jessica Higino (Morro da Mineira), Joyce Marques (Providência), Elana Paulino (Santa Marta), Josiane Santana (Alemão) e Magno Neves (Cantagalo).

Created By
Projeto Colabora
Appreciate

Made with Adobe Slate

Make your words and images move.

Get Slate

Report Abuse

If you feel that this video content violates the Adobe Terms of Use, you may report this content by filling out this quick form.

To report a Copyright Violation, please follow Section 17 in the Terms of Use.