Loading

Digital Local Empresa Social especializada na implementação de Projetos de Desenvolvimento Local, Economia Criativa e Impacto Social

Digitais - As impressões digitais são a marca exclusiva de cada indivíduo. O processo completo de desenvolvimento é tão específico que não existe possibilidade de um mesmo padrão se repetir. O ser humano tem uma característica única que o representa, suas impressões digitais. Assim como as digitais humanas, cada localidade tem sua história e características únicas, vocações, necessidades, potencialidades, além dos diferentes recursos naturais, sociais, econômicos, políticos, culturais, físicos e humanos que podem ser estrategicamente articulados, tornando-se ativos impulsionadores do desenvolvimento local.
Existente desde 2010, A Digital Local é uma empresa Social especializada na implementação de Projetos de Desenvolvimento Local, Economia Criativa e Impacto Social. O que fazemos? A Digital Local desenvolve em conjunto com principais atores locais (Poder Público, Iniciativa Privada e Sociedade Civil) a confecção de um Plano de Desenvolvimento da localidade com base nos ativos, necessidades e potencialidades. Identificamos a Vocação da Cidade, que é a capacidade de atrair investimentos qualificados, criar um ambiente empreendedor e inovador tendo como base a economia criativa, de maneira a promover vantagens competitivas nos diferentes setores econômicos e produtivos da localidade, gerando trabalho e renda e inclusão produtiva.
ADERIS - A Agência de Desenvolvimento Econômico Regional, Economia Criativa e Impacto Socioambiental atua como um hub fomentador de projetos e ações de inclusão socioeconômicas inovadoras. Tem como atividade principal a formação de Ecossistemas de Empreendedorismo de Impacto Socioambiental e Economia Criativa, formando uma Rede de apoio para as iniciativas que colaborem com o desenvolvimento e transformação de suas localidades. Oferece aos empreendedores suporte no desenvolvimento das suas atividades, incubação de projetos estratégicos, viabilização financeira para atividades prioritárias e oportunidades de capacitações, conexões e parcerias.
Economia Criativa - Pode ser definida como processos que envolvam criação, produção e distribuição de produtos e serviços, usando o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como principais recursos produtivos. São atividades na quais tem como base o exercício da imaginação e da criatividade, tornando-os o maior ativo e potencializando seu valor econômico. Setores da Economia Criativa: Gastronomia, Arquitetura, Publicidade, Design, Artes, Antiguidades, Artesanato, Moda, Cinema e Vídeo, Televisão, Editoração e Publicações (Literatura), Artes Cênicas (Performing Arts), Rádio, Lazer, Música e Fotografia.
Desenvolvimento Sustentável – Três áreas definem o tripé da sustentabilidade: a sustentabilidade ambiental, a sustentabilidade econômica, a sustentabilidade sociopolítica e cultural. Temos como definição: “O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.” — Relatório Brundtland.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Os 17 objetivos e 169 metas que foram fixados e anunciando pela ONU, em Nova Iorque (EUA) em setembro de 2015. Trata-se da ambição pela mudança, pontos norteadores que demonstram o tamanho da escala desta nova agenda de ação até 2030, que se baseia nos progressos e lições aprendidas com os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, entre 2000 e 2015. Esta agenda é fruto do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo para criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas, protegendo os Povos e o Planeta.
Desenvolvimento Humano - O desenvolvimento humano é o processo pelo qual uma sociedade melhora a qualidade da vida dos seus cidadãos, satisfazendo suas necessidades básicas e complementares, tendo o processo centrado nas pessoas com a ampliação das escolhas, da capacidade e da liberdade de cada um. É o processo de ampliação da liberdade do ser humano, com relação às suas capacidades e oportunidades a seu dispor, para que elas possam escolher a vida que desejam ter, isso inclui as dinâmicas sociais, econômicas, políticas e ambientais necessárias para garantir uma variedade de oportunidades, bem como o ambiente propício para que cada um exerça, na plenitude, seu potencial.
Cidades Educadoras - A cidade educadora é uma cidade com uma personalidade própria. É uma cidade que não está fechada em si mesma, mas que mantém relações com outros núcleos urbanos do seu território e cidades com características semelhantes de outros estados e países, com o objetivo de aprender, trocar experiências e, portanto, enriquecer a vida dos seus habitantes. A cidade educadora é um sistema complexo em constante evolução e pode exprimir-se de diferentes formas, mas dará sempre prioridade absoluta ao investimento cultural como agente educativo permanente, plural e poliédrico de conexão, interação, inclusão e transformação.
Economia Verde - A economia verde é definida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente como "uma economia que resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz os riscos ambientais e a escassez ecológica". A economia verde inclui: oferta de empregos, consumo consciente, reciclagem, reutilização de bens, uso de energia limpa e valoração da biodiversidade. Espera-se que seus resultados sejam a melhoria qualidade de vida para todos, diminuição das desigualdades entre ricos e pobres, conservação da biodiversidade e preservação dos serviços ambientais.
Cidades Criativas, Inovadoras e Inteligentes - O futuro do planeta e das pessoas está diretamente ligado ao desenvolvimento de suas cidades. Por meio de um conjunto de ações e soluções voltadas para as necessidades atuais cotidianas do ser humano, potencializando o surgimento e a multiplicação de novos atores sociais, articulados em rede e em busca de mais sustentabilidade, equilíbrio social e maior harmonia entre o homem e o meio ambiente. O objetivo é estimular nas cidades a transformação de ambientes urbanos em espaços propícios à inovação, à criatividade e à criação de empresas sociais e negócios sustentáveis, com a finalidade de termos uma cidade mais próspera, justa, inclusiva, para as pessoas e com melhores índices de desenvolvimento humano e social.

Fundador e Gestor Social

William de Medeiros

contato@digitalsocial.com.br

Created By
Digital Local
Appreciate

Credits:

Digital Local - www.digitallocal.com.br - contato: contato@digitallocal.com.br