Loading

DESENVOLVIMENTO INFANTIL AUTONOMIA

Todos os pais e mães fazem o seu melhor dentro do árduo exercício de criar e educar um filho, o qual é um processo singular e único. Não existe manual para criar uma criança segura de si, mas existem alguns caminhos.

A autonomia está relacionada ao desenvolvimento emocional da criança. Uma criança é autônoma quando ela se envolve em atividades a partir da sua vontade e interesse, e não apenas porque está obedecendo a alguma regra. A autonomia é desenvolvida por meio do respeito aos interesses da criança e da relação de confiança que ela estabelece com os pais ou responsáveis no dia a dia. Já a independência, está relacionada às habilidades da criança em realizar tarefas e seguir regras, por isso, é importante criar independência, para gerar autonomia.

As crianças devem fazer sozinhas o que cabe para a sua faixa etária, é importante incentivar as funções executivas como comer sozinha, trocar-se, organizar-se, atender comandos e outras coisas, pois isso lhes trará segurança, independência e consequentemente autonomia.

A autonomia pode contribuir para a iniciativa, uma criança que tem iniciativa busca desenvolver todas as suas habilidades, ou seja, dentro do desenvolvimento existem vários marcos, e estes, precisam ser respeitados. A criança conquista uma capacidade antes de avançar para outras mais difíceis, isso acontece a nível motor, na alimentação, no desfralde, no uso do bico. Normalmente, uma etapa deve respeitar a outra, por exemplo, é muito difícil alfabetizar uma criança que não tem a noção mínima do seu próprio corpo. E isso é extremamente importante, pois o que vemos por aí são muitas crianças que não conquistaram aquisições fundamentais dentro do desenvolvimento infantil e apresentam uma série de dificuldades nas questões escolares, por isso é imprescindível estar atento ao seu filho, em qual momento ele se encontra e o que necessita.

A autonomia precisa ser estimulada, dê poder de escolha ao seu filho refletindo sobre as consequências. Afinal, toda a ação tem uma reação.

Converse bastante com ele, incentive pequenas tarefas como colocar a roupa, comer sozinho, guardar os brinquedos e tomar banho. Conte histórias onde os personagens demonstrem autonomia em suas ações cotidianas, pois a criança imita modelos. Incentive mesmo que ela não consiga realizar algo, assim, buscará sempre o seu melhor. Lembre-se, a criança nunca estará pronta e deve ser acompanhada nesse processo. Já a frustração deve ocorrer, pois proporciona reflexão sobre o que deu errado e como pode melhorar. Incentive a iniciativa!

Por Renata Endres Dalmolin

Orientadora e Psicóloga do Colégio Regina Coeli

Veranópolis - RS

Setembro de 2020

Created By
Renata Dalmolin
Appreciate

Credits:

Criado com imagens de Annie Spratt - "Learning to get from A to B, one windy afternoon in the New Forest." • MI PHAM - "Cao Lãnh sandbox" • Annie Spratt - "Childs hand with butterflies" • Amanda Sofia Pellenz - "untitled image" • MI PHAM - "untitled image" • Annie Spratt - "Abstract background"