Identidades Rurais Um olhar sobre o novo campo brasileiro

Texto de Gustavo Stephan. Fotos de AF Rodrigues, Fábio Teixeira, Fernanda Dias, Ratão Diniz e Valda Nogueira

Para compreender a história do meio rural brasileiro, temos que voltar ao início da ocupação do país. O campo sempre foi um lugar de exploração e, ao mesmo tempo, fonte de riqueza, como a cana-de-açúcar e o café, que já foram a base da nossa economia. Os recursos naturais retirados em abundância, a baixa industrialização e a dificuldade em repartir renda lançaram, nas capitais, milhares de pessoas em busca de melhores condições de vida. Durante muito tempo, os olhos do campo enxergavam as cidades com expectativa, já os olhos das cidades sequer notavam os problemas do campo.

Hoje, a realidade mudou. Os olhares se cruzam com admiração e curiosidade. E para descortinar as identidades que habitam e constroem este novo rural, convoquei um time de cinco talentosos fotógrafos, quatro deles formados na Escola de Fotógrafos Populares, no Rio de Janeiro. Ratão Diniz, Fábio Teixeira, Fernanda Dias, AF Rodrigues e Valda Nogueira apreciam a fotografia documental e lançaram suas lentes para as comunidades rurais de nove estados do Brasil.

Cada um visitou duas localidades, permanecendo uma semana em cada uma delas. O resultado são fotografias que traduzem com sentimento os instantes captados pelas lentes. Houve uma intensa troca de olhares, mas não só de olhares. As emoções desta convivência podem ser vistas e sentidas, com clareza, nas imagens. As riquezas culturais, os modos de vida de cada região revelam a diversidade do meio rural e vislumbram um futuro mais promissor, com os olhos do campo e da cidade cada dia mais alinhados.

Realizar este trabalho com diferentes fotógrafos tornou o projeto bastante interessante. "Identidades Rurais" é um livro documental e artístico, uma mistura de fotojornalismo e fotografia conceitual. Estes jovens artistas estão produzindo belas imagens, com uma linguagem bem brasileira, muita cor e luz e mais próximas do fotografado. Por fim, é com orgulho que convido vocês a conhecerem este trabalho de perto, na exposição de lançamento do livro, no Museu de Arte do Rio (MAR), no dia 2 de junho, entre 10h e 17h. Espero vocês!

Made with Adobe Slate

Make your words and images move.

Get Slate

Report Abuse

If you feel that this video content violates the Adobe Terms of Use, you may report this content by filling out this quick form.

To report a Copyright Violation, please follow Section 17 in the Terms of Use.