Terceiro Domingo da Quaresma, Ano A — São Paulo, 19 de março de 2017

Prelúdio

Leitura [Todos]

Senhor, colocamo-nos a teus pés

para ouvir-te falar.

Toma-nos pela mão

e conduze-nos ao teu Reino

para que possamos um dia contemplar

teu olhar de amor. Amém. [Luiz Carlos Ramos]

Oração [Dirigente]

Cântico “Maravilhoso É” [TD, 96]

Quão formoso és, Rei do universo.

Tua glória enche a terra e enche os céus.

Tua glória enche a terra,

Tua glória enche os céus,

Tua glória enche minha vida Senhor

Maravilhoso é estar em tua presença.

Maravilhoso é poder te adorar.

Maravilhoso é tocar em tuas vestes.

Maravilhoso é te contemplar Senhor.

Saudação [Dirigente]

Leitura de Êxodo 17,1–7 [L1]

1 Tendo partido toda a congregação dos filhos de Israel do deserto de Sim, fazendo suas paradas, segundo o mandamento do Senhor, acamparam-se em Refidim; e não havia ali água para o povo beber. 2 Contendeu, pois, o povo com Moisés e disse: Dá-nos água para beber. Respondeu-lhes Moisés: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao Senhor? 3 Tendo aí o povo sede de água, murmurou contra Moisés e disse: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós, a nossos filhos e aos nossos rebanhos? 4 Então, clamou Moisés ao Senhor: Que farei a este povo? Só lhe resta apedrejar-me. 5 Respondeu o Senhor a Moisés: Passa adiante do povo e toma contigo alguns dos anciãos de Israel, leva contigo em mão o bordão com que feriste o rio e vai. 6 Eis que estarei ali diante de ti sobre a rocha em Horebe; ferirás a rocha, e dela sairá água, e o povo beberá. Moisés assim o fez na presença dos anciãos de Israel. 7 E chamou o nome daquele lugar Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel e porque tentaram ao Senhor, dizendo: Está o Senhor no meio de nós ou não?

Interlúdio

Oração Silenciosa

Leitura

T: Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.

D: E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.

L1: Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.

L2: Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.

D: Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.

L3: Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.

T: Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida; e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação. [Romanos 5,1-11]

Hino “Amor Perene” [TD, 178]

Amavas-me, Senhor, ainda cintilante

A luz não irrompera ao mando criador;

Nem inda o sol surgira, altivo no levante,

Calor trazendo à terra e força fecundante!

Meu Deus, que amor!

Meu Deus, que antigo amor!

Amavas-me, Senhor, na cruz, quando, imolado,

Por mim sofreu Jesus o meigo Salvador,

Chamando inteira a si a culpa do pecado,

O Santo de Israel, o teu Cordeiro amado,

Meu Deus, que amor!

Meu Deus, que imenso amor!

Amavas-me, Senhor, quando atingiu meu peito

O Espírito de luz, o meu Consolador,

E com tesouros mil, de teu favor perfeito,

Trouxe à minha alma a fé em que hoje me deleito

Meu Deus, que amor!

Meu Deus, que insigne amor!

Não cessarás de amar-me! E, pois, jamais inferno

Ou mundo poderá revel vontade opor

Ao teu decreto, ó Rei, ao teu decreto eterno!

Ao teu amor, ó Pai, ao teu amor superno.

Meu Deus, que amor!

És sempre e todo amor!

Oração [Gratidão pelo Perdão]

Interlúdio

Cântico “Cada Instante” [TD, 224]

Cada instante contigo, Senhor,

Que passo a teus pés, eu sou mais feliz.

Cada instante contigo, Jesus,

É paz em minh'alma,

Suave harmonia no Teu grande amor.

É paz em minh'alma,

Suave harmonia no Teu grande amor.

Celebração da Santa Ceia do Senhor

Hino “Vera Páscoa”

Ó Jesus, ó vera Páscoa,

Suspirada dos antigos!

Ó Cordeiro eterno e meigo,

Digna-te assistir aqui!

Bom Jesus, ó Pão divino!

Pela fé te recebemos.

És nas almas o alimento

Que sustenta o nosso amor.

Bom Jesus, ó Vinho puro,

De perene gôzo a fonte,

Que nossa alma viva sempre

Para ti, de ti, em ti.

Oração [Dirigente]

Leitura

D: Vinde, cantemos ao Senhor, com júbilo!

T: celebremos o Rochedo da nossa salvação.

H: Saiamos ao seu encontro, com ações de graças,

vitoriemo-lo com salmos.

L1: Porque o Senhor é o Deus supremo

e o grande Rei acima de todos os deuses.

L2: Nas suas mãos estão as profundezas da terra,

e as alturas dos montes lhe pertencem.

L3: Dele é o mar, pois ele o fez;

obra de suas mãos, os continentes.

D: Vinde, adoremos e prostremo-nos;

T: ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou.

M: Ele é o nosso Deus,

e nós, povo do seu pasto

e ovelhas de sua mão. [Salmo 95,1–7a]

Dedicação dos Dízimos e Ofertas

Hino “Chuvas de Bênçãos” [TD, 229]

Chuvas de bênçãos teremos,

Sim, é a promessa de Deus,

Tempos benditos trazendo

Chuvas de bênçãos dos céus.

Chuvas de bênçãos,

Chuvas de bênçãos dos céus!

Gotas benditas já temos;

Chuvas pedimos a Deus.

Chuvas de bênçãos teremos,

Vida com paz e perdão.

Os pecadores indignos

Graça dos céus obterão.

Chuvas de bênçãos teremos.

Manda-nos já, ó Senhor!

Dá-nos os frutos benditos

Dessa promessa de amor!

Chuvas de bênçãos teremos,

Chuvas mandadas dos céus;

Bênçãos a todos os crentes,

Bênçãos do nosso bom Deus.

Oração [Gratidão e Dedicação]

Culto Infantil

Leitura de João 4,5-42

5 Chegou, pois, a uma cidade samaritana, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. 6 Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte, por volta da hora sexta.

7 Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. 8 Pois seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos. 9 Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)? 10 Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. 11 Respondeu-lhe ela: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? 12 És tu, porventura, maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, e, bem assim, seus filhos, e seu gado? 13 Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; 14 aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna. 15 Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la. 16 Disse-lhe Jesus: Vai, chama teu marido e vem cá; 17 ao que lhe respondeu a mulher: Não tenho marido. Replicou-lhe Jesus: Bem disseste, não tenho marido; 18 porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.

19 Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta. 20 Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. 21 Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. 22 Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. 23 Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. 24 Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. 25 Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier, nos anunciará todas as coisas. 26 Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo. 27 Neste ponto, chegaram os seus discípulos e se admiraram de que estivesse falando com uma mulher; todavia, nenhum lhe disse: Que perguntas? Ou: Por que falas com ela? 28 Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: 29 Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?! 30 Saíram, pois, da cidade e vieram ter com ele.

31 Nesse ínterim, os discípulos lhe rogavam, dizendo: Mestre, come! 32 Mas ele lhes disse: Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis. 33 Diziam, então, os discípulos uns aos outros: Ter-lhe-ia, porventura, alguém trazido o que comer? 34 Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra. 35 Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa. 36 O ceifeiro recebe desde já a recompensa e entesoura o seu fruto para a vida eterna; e, dessarte, se alegram tanto o semeador como o ceifeiro. 37 Pois, no caso, é verdadeiro o ditado: Um é o semeador, e outro é o ceifeiro. 38 Eu vos enviei para ceifar o que não semeastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.

39 Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito. 40 Vindo, pois, os samaritanos ter com Jesus, pediam-lhe que permanecesse com eles; e ficou ali dois dias. 41 Muitos outros creram nele, por causa da sua palavra, 42 e diziam à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.

Mensagem — Rev. Marcelo Smargiasse

Oração e Bênção

Amém Tríplice

Poslúdio
Created By
Marcelo Smargiasse
Appreciate

Made with Adobe Slate

Make your words and images move.

Get Slate

Report Abuse

If you feel that this video content violates the Adobe Terms of Use, you may report this content by filling out this quick form.

To report a Copyright Violation, please follow Section 17 in the Terms of Use.