Cabanagem

A cabagem foi uma revolta popular que aconteceu entre os anos de 1835 e 1840 na província do Grão-Pará ( região norte do Brasil, atual estado do Pará). ). Recebeu este nome, pois grande parte dos revoltosos era formada por pessoas pobres que moravam em cabanas nas beiras dos rios da região. Estas pessoas eram chamadas de cabanos.

Cabanos.

No início do Período Regencial, a situação da população pobre do Grão-Pará era péssima. Mestiços e índios viviam na miséria total. Sem trabalho e sem condições adequadas de vida, os cabanos sofriam em suas pobres cabanas às margens dos rios. Esta situação provocou o sentimento de abandono com relação ao governo central e, ao mesmo tempo, muita revolta.

Os comerciantes e fazendeiros da região também estavam descontentes, pois o governo regencial havia nomeado para a província um presidente que não agradava a elite local.

Cabanas na margem do rio ( onde viviam os Cabanos).

Mestiços, e índios, cabanos,comerciantes e fazendeiros da região.

Ìndios.
Cabanos.
Eduardo Angelin ( dudu os mais intímos " e um dos líderes da revolta).
O sucesso da contra-revolta gerou grande estima para Feijó, que tornou-se o “homem forte” da regência. (Francisco vinagre.)
Félix malcher.

O objetivo principal era a conquista da independência da província do Grão-Pará. Os cabanos pretediam obter mulheres condições de vida(trabalho, moradia, comida.) Já os fazendeiros e comerciantes, pretendiam obter maior participção, nas decisões administrativas e políticas da provínvcia. 30 mill pessoas morreram durante os cinco anos de combates.

Made with Adobe Slate

Make your words and images move.

Get Slate

Report Abuse

If you feel that this video content violates the Adobe Terms of Use, you may report this content by filling out this quick form.

To report a Copyright Violation, please follow Section 17 in the Terms of Use.