SÃO PAULO: A LONDRES BRASILEIRA aS INCRÍVEIS SEMELHANÇAS ENTRE A LONDRES DOs séculos passados E SÃO PAULO DOS DIAS ATUAIS

COMO ERA LONDRES NO SÉCULO XVII?

Mapa de Londres em 1665, feito por Wenceslau Hollar. este autor era conhecido por servir diversas famílias nobres e vivia em Londres durante a “Guerra Civil Inglesa” até 1642, quando foi para a Antuérpia, na Bélgica.

Plano de Sir John Evelyn para a reconstrução da cidade de Londres após o grande incêndio em 1666.
AVANÇANDO PARA O SÉCULO XVIII...
Plano de Villes de Londres e de Westminster e seus Faubourgs com o Bourg de Southwark. Par de Fer Com Priv du Roy 1700 à esquerda. Um plano novo e correto de todas as casas destruídas e danificadas Pelo Fogo Que Começou No Beco de Troca, Cornhill, Na sexta-feira, 25 de março de 1748 à direita.
Plano Geral Para Explicar Os Trusts Diferentes Do Turnpike Gates Na Vizinhança Da Metrópole. Publicado por J. Cary, 1 de julho de 1790.
E COMO ERA NO SÉCULO XIX?

O guia metropolitano de Pigot & Co. e o livro de referência a cada rua, corte, pista, passagem, aléia e edifício público, nas cidades de Londres & de Westminster, do distrito de Southwark, e de seus subúrbios respectivos.

Compiled & Arranged from Actual Survey & acompanhado com um New Plan de Londres dividido em Setenta distritos, que são referidos por figuras na Street & List. - O conjunto tornou-se tão fácil de Compreensão como para ser essencialmente valioso para Estranhos, e de maior utilidade para a Nobreza residente, Gentry, Merchants e Comerciantes.

O plano de Wallis das cidades de Londres e de Westminster 1801 à esquerda. Um plano novo e correto de Londres e Westminster com as últimas melhorias (1814) à direita.
Mapa de Londres de Stanford Mostrando os limites das paróquias, Distritos Eclesiásticos e Divisões de Pobres 1877.
CRESCIMENTO POPULACIONAL LONDRINO AO LONGO DO TEMPO
Crescimento populacional no centro de Londres (Greater London), nos bairros mais afastados (Outer boroughs) e nos bairros mais próximos ao centro (Inner boroughs).
Comparação do desenvolvimento populacional de Londres com outras grandes cidades do mundo.
Mais alguns dados do crescimento populacional de Londres, inclusive com projeções para o futuro.
Como pode-se perceber no gráfico acima, houve um grande crescimento populacional na época da Revolução industrial. Além disso, percebe-se uma alteração no número de pessoas nos períodos de guerra, com uma leve estabilidade no crescimento e/ou perda populacional.
NOSSA QUERIDA SÃO PAULO DO SÉCULO XIX

Retrato feito por Militão de Azevedo.

Planta da Imperial Cidade de São Paulo de 1810.
SP SÉCULO XX
Planta geral de São Paulo de 1905.
1913.
Mostrando todos os Arrabaldes e Terrenos Arruados de 1924.
POPULAÇÃO PAULISTANA
Evolução demográfica.
ANÁLISES, COMPARAÇÕES E CONCLUSÕES

Londres teve seu 'boom' de crescimento justamente na época da Revolução Industrial. A população começou a crescer imensamente nas áreas industriais, com cada vez mais moradias e cada vez mais famílias sendo formadas.

Acompanhando este crescimento, a desigualdade social foi aumentando e, conforme a cidade crescia, aqueles que não tinham oportunidades de trabalho, como por exemplo artesãos que vendiam produtos muito caros em comparação aos industrializados, iam empobrecendo e com isso, o número de mendigos na cidade era cada vez maior.

A prostituição estava presente nos grandes centros Londrinos. Era uma atividade muito procurada pelos trabalhadores para ajudar a aguentar as jornadas longas de trabalho.

Ao longo do tempo, o crescimento foi se estabilizando, inclusive com algumas perdas populacionais nas épocas de guerra.

Seguindo o mesmo exemplo de Londres, São Paulo teve um crescimento gigantesco no período em que a industrialização se intensificou na cidade e na região.

O centro era um grande polo têxtil. As indústrias automotivas investiram pesado em instalações na região metropolitana. Estes fatores contribuíram cada vez mais para a chegada de população de outras regiões do país para procurar trabalho em São Paulo.

Com isso, os mesmos efeitos percebidos em Londres começaram a surgir por aqui: mendigos, prostituição, sujeira e pobreza. Tudo por consequência do crescimento repentino da cidade.

"As origens da cidade são obscuras, enterradas ou apagadas em parte do seu passado, e são difíceis de pesar perspectivas futuras. Para melhor compreende-la devemos observar sobre seu período histórico, a fim de compreender os obscuros traços de estruturas ainda antigas e de funções ainda mais primitivas. A população das cidades industrializadas cresceu bastante. Isto ocorreu por causa de dois fatores. O primeiro fator eram as altas taxas de crescimento populacional da época, ou seja reprodução acelerada. O segundo fator foi o início de um forte êxodo rural, onde um crescente número de agricultores passaram a deixar os campos, indo em direção às cidades." José Emerson Tavares de Macêdo

"Entre as mulheres que chegam à capital, muitas são, no entanto, de origem inglesa, já prostitutas e profissionais experientes. Escolhem Londres intencionalmente: é o lugar onde se pode ganhar dinheiro e onde o exercício da profissão é menos dificultado pelas autoridades." Robbins

Oliver Twist

Muito, ou grande parte, do que foi retratado aqui, pode-se perceber com riqueza de detalhes no filme de Oliver Twist.

Report Abuse

If you feel that this video content violates the Adobe Terms of Use, you may report this content by filling out this quick form.

To report a Copyright Violation, please follow Section 17 in the Terms of Use.