Loading

O Agrupamento de Escuteiros 718 "Eu VIm para servir" (Mc 10, 45)

Decorria o ano de 1982, quando o Padre José Marques Pinto contactou a Junta Regional de Setúbal do Corpo Nacional de Escutas, solicitando informações que lhe permitissem iniciar o processo de formação de um Agrupamento de Escuteiros.

Esta iniciativa ficou a dever-se essencialmente ao desejo manifestado por um grupo de jovens da Comunidade da Boa Água, que estavam convictos de que o Escutismo era um movimento de formação integral de crianças e jovens com grandes potencialidades numa zona em que se perspetivava um grande crescimento e onde não abundavam atividades alternativas.

Tendo como objetivo sensibilizar a comunidade local para a importância deste Movimento, no dia 24 de Outubro de 1982, deslocaram-se à Quinta do Conde, Escuteiros pertencentes a vários agrupamentos da região, bem como, uma representação da então Junta Regional de Setúbal que participaram na Missa da Igreja da Nossa Senhora da Boa Água e organizaram um “Fogo de Conselho” que terminou com um alegre almoço convívio.

Efetivos em 1984

A partir deste momento iniciou-se a formação daqueles que viriam a ser os primeiros Dirigentes do Agrupamento. O dia 1 de Maio de 1983 ficou na memória como o dia em que foram admitidas as primeiras crianças que iriam compor as duas primeiras secções deste Agrupamento, com um piquenique que se realizou na Fonte de Negreiros.

Após vários meses de formação era publicada na Ordem de Serviço Nacional do CNE, nº 395 de 30 de Dezembro de 1983, a filiação do Agrupamento 718, suas unidades e nomeação dos respectivos dirigentes, à época Anselmo Teixeira (Chefe de Agrupamento), Padre António Pires (Assistente de Agrupamento), Maria Teresa Bernardino e Lurdes Rato.

A 22 de Janeiro de 1984, a Quinta do Conde festejou a fundação do seu primeiro Agrupamento de Escuteiros através da realização de uma cerimónia, integrada na Missa da Igreja de Nossa Senhora da Boa Água, na qual se procedeu à realização das Promessas dos seus cerca de 30 elementos.

Promessas em 1984

No momento da fundação, foram apenas criadas as duas primeiras secções: A Alcateia nº32 que tem como patrono Lord Baden Powell e o Grupo Explorador Júnior nº34 cujo patrono é Frei Agostinho da Cruz.

Hoje, o Agrupamento 718 tem todos os anos um efectivo entre os 140 e 160 elementos dos 6 aos 60 anos, com as 4 secções a funcionar e uma equipa de adultos com cerca de 20 animadores, sendo um dos maiores agrupamentos da Região de Setúbal e um dos três agrupamentos do Concelho de Sesimbra.

Agrupamento 718 nos dias de hoje

Report Abuse

If you feel that this video content violates the Adobe Terms of Use, you may report this content by filling out this quick form.

To report a Copyright Violation, please follow Section 17 in the Terms of Use.