Alimentação infantil Suplementação de vitamina D

Recentemente, a morte de um bebê devido ao uso de um medicamento para suplementação de vitamina D, na França, deu o que falar e causou preocupação entre os papais nas redes sociais. Mas, segundo o Dr. Luís Henrique de Gregório, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), podemos ficar tranquilos. O caso foi isolado e o remédio que foi utilizado não é usado no Brasil.

Recomendação de pediatras

Vitamina D em Gotas.

Muitos pediatras receitam uso de vitamina D, normalmente em gotas, para bebês, crianças e até jovens, para suprir sua deficiência. Não são todos que precisam desta suplementação, mas o número de recomendações é bem grande.

“Por ausência de consenso na literatura em relação à exposição solar segura e necessária para se atingir concentrações adequadas de vitamina D em lactentes, a suplementação medicamentosa profilática é de fato recomendada. Crianças e adolescentes devem ser incentivados para a adoção de hábitos alimentares saudáveis e estilo de vida adequado, incluindo o consumo de alimentos fonte de vitamina D (ex. peixes marinhos), e a prática de atividades ao ar livre associada à exposição solar segura. A suplementação é segura e os pais devem ter cuidado em relação à intoxicação por doses muito elevadas, além das recomendadas”.
Por quê?!

Porque é essencial vitamina D nos bebês?

A vitamina D é um elemento extremamente importante para a formação, conservação e reconstrução de ossos e dentes, em conjugação com o cálcio, o fósforo e o flúor.

A saúde futura do esqueleto e dos dentes da criança depende fundamentalmente da qualidade da formação inicial destas estruturas e com a suplementação de vitamina D, é possível prevenir o raquitismo! (Distúrbio que provoca o enfraquecimento dos ossos)

Como obter vitamina D ?

Alguns exemplos de fontes naturais de vitamina D são os óleos de fígado de peixe, salmão, sardinha, atum, gema de ovos, manteiga e alguns queijos. Por isso é recomendável a ingestão constante e bem moderada desses alimentos. No entanto, a vitamina D é sobretudo produzida pela exposição aos raios ultravioletas. Mas lembre-se: Não se recomenda a exposição solar direta ou indireta do bebê nos primeiros 6 meses de vida.

No Brasil, o tempo padrão para oferecer a suplementação da vitamina é da primeira semana de vida até os 2 anos de idade.

Curta nossa FanPage! ;)

Credits:

Roberto Freitas Filho

Made with Adobe Slate

Make your words and images move.

Get Slate

Report Abuse

If you feel that this video content violates the Adobe Terms of Use, you may report this content by filling out this quick form.

To report a Copyright Violation, please follow Section 17 in the Terms of Use.