caminho cervejeiro as cervejarias artesanais da grande florianópolis

Você sabia que, além de ser surpreendente pelas praias paradisíacas, a grande Florianópolis é um verdadeiro polo cervejeiro? Não? Então está na hora de descobrir as maravilhas gastronômicas que a região proporciona e vão muito além dos conhecidos frutos do mar.

Pensando nisso, preparamos um roteiro imperdível para você conhecer oito cervejarias artesanais da região em dois dias. Valorize o local, conheça a cultura e aprecie produtos incríveis. Pronto? Então vamos nessa!

DIA 1

Kairós

Nossa viagem começa no Norte da Ilha de Santa Catarina. A Cervejaria Kairós impressiona pela alta tecnologia, organização e atendimento ao público. Com capacidade para 50 mil litros por mês expansível para 150, o local apresenta obra pensada para a sustentabilidade, com captação de águas da chuva e energia solar.

Se o seu tour cervejeiro for com o objetivo de investir no seu próprio negócio, logo na primeira parada você vai entender a importância de um bom plano de mercado para que um trabalho de excelência seja feito em torno do seu produto.

O ambiente

O ambiente amplo e organizado está preparado para receber encontros, palestras e eventos, além de oferecer uma adega com área reservada para degustação. A kairós nasceu com o objetivo de ser um centro de cultura cervejeira, pronta para educar os clientes e fazer uma imersão no universo cervejeiro.

As cervejas

Kairós significa o momento em que se vive. As 6 cervejas produzidas pela marca estão ligadas ao viver em Florianópolis, voltadas para o consumo e valorização do local.

  • KAPITAL - Cream Ale - Cerveja com notas discretas de malte e aroma adocicado, de corpo leve e forte presença de gás. Apresenta pouca sensação de lúpulo tanto no aroma quanto no sabor, o que faz com que tenha uma acidez de média a reduzida. É uma cerveja com limpidez reluzente e brilhante. Na boca a sensação é refrescante, com final bem definido.
  • MIRAMAR - Weiss - Cerveja com aromas e sabores equilibrados entre cravo e banana. Apresenta caráter de lúpulo nobre baixo. Delicado aroma de trigo pode ser percebido, além de leve acidez cítrica, notas de baunilha e suave aroma de tutti-frutti. A coloração é amarela palha com colarinho branco muito grosso, consistente e persistente. É uma cerveja mais turva devido à suspensão de sedimentos de leveduras. Na boca o corpo é médio-leve. A textura do trigo transmite sensação de cremosidade e maciez, muito efervescente.
  • BOITATÁ - Dry Stout - Cerveja com notas discretas de café torrado. A cor é preta fechada, apresentando boa formação de espuma branca e cremosa, com corpo médio-baixo, discreto amargor e final seco. Considerada como cerveja de excelente drinkability, por suas sensações suaves e equilibradas.
  • BALEEIRA KAIRÓS - Red Ale - Cerveja com moderado aroma e sabor de malte, além de leve toffee. Apresenta ao final um leve gosto de grão torrado e secura típica. O aroma de lúpulo é baixo. Aparência límpida, de cor cobre avermelhada profunda, com colarinho baixo, quase branco. Na boca o corpo é médio, devido à carbonatação moderada. Focada em malte, apresenta dulçor inicial com final torrado e seco.
  • IPAGUAÇU - Ipa - Cerveja marcada por proeminente aroma e sabor de lúpulo com caráter cítrico, derivado dos lúpulos americanos. Apresenta dulçor limpo de malte e um pouco de álcool pode ser notado. Sua coloração apresenta tons alaranjados e é límpida. Possui colarinho de cor branca. Na boca é macia, com corpo médio e carbonatação moderada, podendo revelar suave calor alcoólico.
  • RENDEIRA KAIRÓS - Witbier - Tradicionalmente produzida na Bélgica, Witbier significa “cerveja branca” devido à sua aparência clara e turva. Produzida com maltes de trigo e de cevada, não é filtrada e seu sabor traz a refrescância cítrica da laranja, com um leve sabor picante do coentro. Uma deliciosa e refrescante combinação.

Quer saber como harmonizar suas cervejas? No site da Kairós você encontra um guia para cada produto!

Endereço: Estr. Cristóvão Machado de Campos, 2741 - Vargem Grande - Florianópolis | Facebook: www.facebook.com/kairoscervejaria | Site: www.cervejariakairos.com.br | Telefone: (48) 3266-6437

Cervejaria Weinmann

Nosso caminho segue rumo ao continente. A próxima parada, se você quer conhecer o passo a passo detalhado da produção artesanal de cerveja, é o ponto certo.

Chegando na Cervejaria Weinmann você irá notar que a simplicidade e o sentimento que a cervejaria carrega tem relação com a estrutura de produção familiar, entre pai e filho. O olhar apaixonado de um negócio pequeno, com produção de 600 litros por semana, encanta em cada detalhe. A marca iniciou em 2008 com produção caseira para consumo próprio e em 2013 mudou-se para a fábrica.

"Em uma coisa que vai o nosso nome, acima de tudo tem que ter muita qualidade" é assim que os donos descrevem o seu negócio. A cerveja é feita para que possa ser apreciada durante uma tarde inteira, em família ou amigos, mas ainda assim com um sabor diferenciado e artesanal.

A cervejaria é bem real. O sobrinho do patriarca fez o rótulo baseado no brasão da família e os equipamentos estão todos muito próximos para que você possa conhecer e entender cada etapa do processo. Singularidades que os apaixonados por cerveja vão apreciar.

As cervejas
  • Weinmann Pale Ale: coloração dourada clara, leve, com sabor frutado e refrescante. É feita 100% com malte de cevada e lúpulos importados. ABV 5,8% e IBU 10
  • Weinmann Weiss: é uma Weissbier cítrica e encorpada. Turva e picante devido a carbonatação característica do estilo, possui um sabor exclusivo, diferenciando-se da maioria das cervejas de trigo por não conter presença do aroma de banana e cravo. ABV 5,8 e IBU 12
  • Weinmann Smoked Ale: é uma cerveja escura e encorpada. Produzida com malte torrado, possui um sabor intenso de café e chocolate amargo. Seu aroma conta com uma riqueza de notas defumadas. ABV 5,8% e IBU 12
  • Weinmann Red Strong Ale: possui coloração avermelhada e sabor marcante, contando com aromas de cereal e sabores de frutas vermelhas. Amargor equilibrado. Elaborada com blend de três maltes de cerveja importados. ABV 8% e IBU 28
  • Weinmann IPA: NOVIDADE! A família aumentou e agora tem uma quinta cerveja. A Índia foi lançada em março de 2017 e está pronta para agarrar seu coração com um amargor tradicional.

Endereço: Rua Fúlvio Vieira da Rosa, 362 – São José - SC | Facebook: facebook.com/cervejariaweinmann | Telefone: (48) 991658665

Liffey Brew Pub
O Bar

O Liffey é um brew PUB, um bar onde produzem as suas próprias cervejas e você só poderá encontrá-las ali. A casa é um verdadeiro baú de tesouros irlandês.

Com decoração típica do país, espaço para rolar um rock ao vivo e 12 torneiras de chopes que revezam entre as diversas criações, o pub "quer quebrar os paradigmas do cliente, apresentando o que é uma verdadeira cerveja artesanal. Basta entrar no espaço para sentir o aconchego e o aroma de bons momentos que estão por vir".

Na visita, além de aproveitar o bar para o happy hour, você poderá conhecer o local da produção das cervejas extremas, como gostam de chamar o seu inventário. A capacidade está em 250 litros por bressagem, além de tesouros escondidos no fundo do mar e da terra em barris de carvalho.

Está afim de aprender a produzir sua própria cerveja? Também é possível! O Liffey oferece diversos cursos sobre cervejas. Consultar disponibilidade com o local.

As Cervejas

São mais de 60 rótulos*! Confira alguns e prepare-se para ficar com água na boca. Ou melhor, cerveja.

  • Irish Red Ale - MALTADA - Cerveja encorpada com perfil levemente adocicado com notas de caramelo.
  • Irish Cider – JLiffey/Cozalinda Joachim - SUAVE - Concentrado de maçã fermentado com levedura cervejeira. Notas cítricas de maçã no aroma e paladar levemente ácido e extremamente refrescante.
  • Wee Heavy - Liffey Pedra de Scone - MALTADA - Encorpada, alcoólica, levemente adocicada, sabor caramelo, notas de frutas e tostado.
  • Doppelbock – Tennessee - MALTADA - Cerveja do estilo doppelbock defumada, maturada 6 meses em barril de carvalho da destilaria jack Daniel´s
  • Dark Strong Ale – Liffey 7 palmos - AMADEIRADA - cerveja belga forte, com adição de candy sugar (pólen de abelha) e uva passa, com notas típicas provenientes de levedura belga e maturada em um barril de carvalho branco americano de conhaque enterrado a 7 palmos de profundidade.
  • Porter - Liffey Pedra Negra – TORRADA - com adição de cacau 100%, notas de chocolate amargo e nuance de café. Servido em taça com chocolate meio amargo na borda
  • Belgian Saison - Liffey Sex on Fire - FRUTADA - Cerveja de Caráter frutado produzida com cereja marrasquino e páprica picante
  • American Brown Ale - Liffey Sonido (Brown ale) – AMADEIRADA - Em parceria com banda Sonido Clube, maturada em madeira JACARANDÁ.
  • Trippel - Liffey Tripel Bette (Betterave) - FRUTADA - Levemente alcoólica, aroma de tutti-frutti, avermelhada devido a adição de suco de beterraba no processo de fabricação

Endereço: Rua da Universidade L27 Passeio Pedra Branca - Palhoça - SC Facebook: www.Facebook.com/theliffeybrewpub | Site: www.liffeypub.com.br Telefone: (48) 3283-0027 / Whatsapp: (48) 99116-0027

Coza Linda

Para finalizar o primeiro dia da TRIP Cervejeira, a rota nos leva à Via Gastronômica de Coqueiros. A Cervejaria Coza Linda é a responsável por apresentar um dos mais belos finais de tarde de Floripa regado à sabores indescritíveis. O passeio começa no Coza Nossa, um walking tour oferecido pelo local que apresenta a história da região e termina com o incrível pôr-do-sol de Itaguaçu, onde são contadas as lendas bruxólicas de Franklin Cascaes.

Depois de um momento de apreciação e conteúdo, vamos ao que o trouxe até para aqui conhecer mais alguns rótulos manezinhos: o Coza Bar.

O Bar

Logo ao chegar você irá perceber o aconchego e decoração impecável do ambiente. A Coza Linda valoriza o local em cada detalhe, inclusive no atendimento atencioso e dedicado.

A sugestão da Noite

Como estamos na última parada do dia, a sugestão é o jantar harmonizado com as cervejas do local. Os pratos são cuidadosamente selecionados e preparados pelo chef para que a experiência da harmonização seja completa do sabor à explicação de cada conjunto. Você certamente vivenciará uma noite agradável, deliciosa e irresistível. Já aproveite e marque um happy hour com os amigos para apresentar a cervejaria.

As cervejas
  • Curió Witbier - A cerveja leve como o passarinho mais amado de Floripa: Cerveja de entrada, a Curió carrega o estilo belga Witbier e, além do trigo, leva em sua composição aveia, casca de laranja, casca de limão, coentro e o sabor mais marcante, camomila. | Alc. 4,2% IBU: 9
  • Cozalinda Lager – A boa e clássica do dia a dia, com o toque mágico de Floripa: A cozalinda é uma American Pale Lager com aromas cítricos em destaque, predominando o maracujá, e aroma floral secundário.Sabor frutado e um pouco adocicado de malte, o amargor é médio e levemente persistente com retrogosto refrescante e pouco resistente. Feita com 100% de cereais maltados. |Alc. 4,6% IBU 24
  • FlorIPA – Tão saborosa quanto a sensação de viver em Floripa: Como o próprio nome sugere, uma cerveja IPA diferente e especial. Conforme garante o mestre cervejeiro “para colocar o nome de Floripa em uma cerveja, pensamos em um sabor universal que agradasse a todos”. Tem amargor equilibrado, retrogosto persistente e aroma frutado com domínio do Sorachi Ace com abacaxi e lichia e de forma secundária o floral. | Alc. 5,7% IBU: 45

Endereço: R. Des. Pedro Silva, 2406 - Coqueiros, Florianópolis – SC | Facebook: www.facebook.com/cozalinda | Site: www.cozalinda.com.br Telefone: (48) 99164 9292

Ufa! Por hoje é só. Após um caminho repleto de sabores e uma memorável, aproveite a noite para um merecido descanso e prepare-se para seguir com o roteiro.

DIA 2

O segundo dia de Caminho Cervejeiro irá levá-lo um pouco mais longe. Vamos explorar a grande Florianópolis e descobrir uma serra bem pertinho da capital. O roteiro contempla mais quatro cervejarias incríveis, cada qual com suas peculiaridades e detalhes apaixonantes.

Bom, vamos nessa!

Saindo de Florianópolis, o trajeto segue rumo à Rancho Queimado. Aos poucos o cenário praiano vai dando lugar às araucárias, curvas e subidas. Na entrada da cidade, a primeira parada. Cerveja logo cedo? Vamos com calma! É hora de um bom e reforçado café colonial.

Recepção com música alemã, trajes e tudo que um bom café típico deve oferecer. É assim que encontramos o Café Schmitz (Km 55 da BR 282). O local oferece um clima aconchegante e pratos deliciosos. Vale a pena conferir!

Bem alimentados, é hora de partir para o interior da cidade em busca da nossa quinta cervejaria. Ao longo do caminho, é possível contemplar alguns elementos e locais turísticos da região, como o museu Hercílio Luz.

UNIKA

Paraíso para onde quer que se olhe. Em meio a um recanto de natureza está a UNIKA, cervejaria que carrega a identidade regional em cada cantinho. No local, além de experimentar boas cervejas, é possível provar morangos orgânicos e praticar o ecoturismo, já que é uma área de preservação com duas cachoeiras e corredeiras.

A cervejaria

A qualidade é o que move a produção. Desde a água, retirada diretamente da fonte, até o serviço no bar, a dedicação é extrema. Você vai se sentir em casa, e não querer mais sair.

A cervejaria atende a produção de duas marcas: a Própria UNIKA, que segue a linha americana e alemã, e a BRUXA, que tem na escola belga a sua base de produção. São produzidos cerca de cinco mil litros/mês.

As cervejas
  • BRUXA Belgian Blond | ABV: 6,5% IBU: 20 | Cerveja clara de aroma frutado e leve dulçor equilibrado pelo lúpulo. agrada aqueles que estão iniciando no mundo das cervejas artesanais.
  • BRUXA Tripel| ABV: 8% IBU: 30 | Apresenta coloração dourada, carbonatação intensa e espuma branca estável. Seu aroma e sabor remetem à banana, pêra e casca de laranja. Surpreende pelo equilíbrio final.
  • BRUXA Belgian IPA | ABV: 7% IBU: 50 | Cerveja clara de aroma frutado, com uma carga de lúpulos que conferem amargor intenso, convidando o próximo gole. Moderna e equilibrada resposta da escola belga às IPAs americanas e inglesas.
  • BRUXA Saison | ABV: 6,7% IBU: 28 | Cerveja clara e turva por força do malte de trigo. Com final seco e notas de condimentos e frutas cítricas, cerveja dos fazendeiros belgas para os dias quentes do verão europeu.
  • BRUXA Dubbel | ABV: 7% IBU: 20 | Cerveja escura, com aromas e sabores que remetem a frutas secas, banana passa e nozes. Apesar do dulçor no aroma, o final é seco. indicada para quem quer conhecer um pouco mais da escola belga.
  • BRUXA Dark Saison | ABV: 6,7% IBU: 30 | Nossa versão escura da Saison. Mesmo aroma frutado com nuances tostados. Uma cerveja perfeita para os amantes da gastronomia.
  • UNIKA German Lager | ABV: 5% IBU: 20 | Releitura moderna de um clássico alemão. Foram utilizados os novos lúpulos da região alemã de Halertau: Mandarina Bavaria, Blanc e Hüll Mellon, conferindo personalidade e refrescância à cerveja.
  • UNIKA Session IPA | ABV: 3,8% IBU: 40 | Cerveja clara com aroma de lúpulos americanos que remetem à frutas tropicais. O nome “session” indica sua baixa graduação alcoólica. Não se iluda, apesar disso, é uma cerveja com sabores e aromas intensos.
  • UNIKA West Coast IPA | ABV: 6,3% IBU: 55 | Moderna e atual leitura norte americana das lupuladas cervejas inglesas. Inspirada nos estilos da costa oeste americana. clara, com aroma e sabor de frutas tropicais. Amarga e saborosa.
  • UNIKA Black IPA | ABV: 6,3% IBU: 60 | Versão escura do estilo india pale ale (IPA). O mesmo frescor da West Coast IPA, com leves notas tostadas, remetendo à café e cacau.
  • UNIKA Double IPA | ABV: 8,5% IBU: 80 | Cerveja clara com aroma de lúpulos alemães e americanos que revelam notas herbais e de frutas tropicais. para os lupulomaníacos que procuram mais potência e amargor.

Além das opções clássicas, estão sendo produzidas cervejas sazonais, exclusivas e maturadas em barris de madeira, feitas com frutos e ervas cultivados na propriedade.

Endereço: Rua José Hoffmann 3600, Mato Francês, Rancho Queimado | Facebook: www.facebook.com/cervejariaunika | Site: www.cervejariaunika.com Telefone: (48)996239119 / (48) 999466282

Ah, para quem quiser matar a saudade do local depois da viagem, aqui vai uma dica: tem torneira deles no The Black Swan, na Lagoa da Conceição. ;)

Cervejaria Jester

Chegou a hora de entrar em um conto de fadas cervejeiro. A Jester é um castelo, literalmente. O local recebe festas e eventos com uma decoração medieval e fascinante.

É impossível não se apaixonar pelo local, ainda mais após conhecer o outro lado da coroa: uma cervejaria com equipamentos modernos e capacidade para 20 mil litros/mês de chope.

Além do sabor e da premiação de diversas dos seus nomes, um detalhe que encanta em todas as produções é a coloração das cervejas. Você vai ficar maravilhado, pode ter certeza.

Os Chopes
  • Pilsen - Tradicional, mas diferenciado. De cor clara e corpo leve, o sabor apreciado por todos é feita para vivenciar bons momentos.
  • Weizen - O chope de trigo da Jester é refrescante, com aromas adocicados de banana e cravo. Um encanto de mistura de sabores, irresistível.
  • Stout - Personalidade. Esta é a palavra do chope de coloração escura que carrega notas de chocolate e café. O retrogosto é persistente é marcante.
  • APA - Depois de vislumbrar o acobreado, você vai se render ao sabor desta American Pale Ale. O chope é muito aromático, com notas florais e frutadas que serão correspondidas em plena harmonia com o seu sabor único.
  • Flanders Red Ale - O verdadeiro tesouro do castelo. A cerveja estilo Belga é envelhecida em barril de Carvalho por 8 meses. Ácida, híbrida de alta fermentação, com notas de frutas vermelhas e cor avermelhada brilhante. O teor alcoólico é de 4.7.

Endereço: Rodovia BR 282, Km 36,5 - Bairro- Vargem Grande - Águas Mornas Facebook: www.facebook.com/cervejaria-jester Site: www.cervejariajester.com.br Telefone: (48)98409-8784

Faixa Preta

Nosso penúltimo destino é o tatame. Criada pelo ex judoca Renildo Nunes, a cervejaria Faixa Preta, em Santo Amaro da Imperatriz, mistura arte, rock e cervejas exclusivas. "A faixa preta não é uma cervejaria, é uma história de vida", conta o campeão ao mostrar o seu centro de produção com alta tecnologia, organização exemplar e aromas intensos do produto final quase pronto para a entrega. Em um ambiente com decoração impecável e aromas únicos é impossível não se sentir completamente integrado com o contexto local.

Cervejas

A produção de 15 mil litros por mês se divide em cervejas fortes como seu criador, intensas como a sua marca e premiadas como merecem. Conheça algumas fabricações:

  • Hajime – Pilsen - Cerveja tipo Lager, estilo Pilsen, com cor dourada e um leve amargor, porem conservando a maciez que é sua característica. O realce entre o malte e o lúpulo se destacam até o fim. Alc. 4,6%
  • Grad Shiham – Weiss - De coloração naturalmente turva por não ser filtrada, os leves toques cítricos no equilíbrio do suave aroma de banana e cravo sugerem leveza a receita. Contém variedades de lúpulos e dois tipos de maltes especiais. Sua textura é suave e possui boa intensidade de sabor. É refrescante e bem agradável de se beber. Alc. 4,8%
  • Dragon Rock – Dunkel Weiss - A premiada! A cerveja foi eleita a melhor Dunkel Weiss do país de forma muito merecida! De cor negra e espuma clara e cremosa, tem notas levemente torradas remetendo ao chocolate amargo e café. Apesar da potência de 6,5% alcoólicos é uma cerveja leve e elegante.
  • Traira Aprendiz – Pale Ale - A cerveja Traira Aprendiz estilo Pale Ale é produzida e envasada na Cervejaria Faixa Preta. Inspirada na clássica Ale Americana, suas notas de malte balanceadas a um amargor moderado e ao aroma cítrico e floral, presentes pelos lúpulos exaltados na receita dão um elegante toque ao paladar desta Ale, dedicada aos iniciantes no complexo mundo das cervejas especiais. Alc. 6,5%
  • Lord Dan – Dubbel -  Uma cerveja de alta fermentação, de cor vermelha profunda (rubi), com espuma também avermelhada, densa e persistente. Esta é uma interpretação de um estilo de cerveja da Abadia, com notas intensas de caramelo, chocolate e equilibrados com o tostado. Estes aromas são provenientes da seleção de maltes e cereais especialmente selecionados para esta receita. A leve sensação de amargor também se faz presente para manter o equilíbrio da bebida. Alc. 7,5%

Ah, lembrando que eles oferecem o serviço de chopp delivery. ;)

Endereço: Rua dos Samurais, 40, esquina com BR 282, km 25 - Santo Amaro da Imperatriz - SC | Facebook: www.facebook.com/cervejariafaixapreta | Site: www.cervejafaixapreta.com.br | Telefone: (48) 991424222

Cervejaria Badenia

A escolha certa para quem quer fazer uma imersão na cultura alemã e provar a cerveja pura e típica da é a BADENIA, nosso ponto final. Fundada por dois alemães, ela garante a lei da pureza e produz 16 mil litros por mês. A cervejaria possui sua própria Gasthaus, ou seja, cozinha de pratos típicos para acompanhar a bebida fascinante.

Uma vez por mês é possível aproveitar um chope colonial delicioso. O cardápio, assim como o chopp Greifenbier, segue as tradições com pratos característicos formulados pelo alemão Oliver Boje, mestre-cervejeiro. A parte externa exibe uma vista incrível das montanhas de Santo Amaro, vale a pena conferir.

Cervejas
  • Munique Helles – uma cerveja clara, levemente amarga devido a presença do lúpulo que tenta o equilíbrio. O corpo e a carbonatação são médios. Produz uma espuma branca e cremosa, deixando um retrogosto agradável de malte.
  • Munique Dunkel – a cerveja escura da casa com uma cor de um cobre intenso ao marrom-escuro. O sabor apresenta a doçura natural do malte, toques de chocolate e caramelo. A carbonatação é moderado e o colarinho cremoso.
  • Badische Weisse - É a cerveja de trigo. Uma cerveja típica de verão, leve e refrescante com cor bem clara, com uma espuma branca e abundante e uma carbonatação maior.

Ao longo do ano são produzidas cervejas sazonais como a de Centeio, Märzen, entre outras.

Endereço: R. Intendente Broering, 3479 - Vila Becker, Santo Amaro| Facebook: www.facebook.com/Cervejaria-Badenia-518552648205656| Site: www.cervejariabadenia.com.br | Telefone: (48) 32458853

Ufa, chegamos ao fim! Fechamos com chave de ouro com chope e gastronomia alemã incomparáveis. Dois dias intensos e incríveis de muita degustação e conhecimento sobre a cervejaria artesanal na grande Florianópolis. Esperamos que tenha curtido o roteiro. Agora é hora de preparar a bagagem e #partiu vivenciar essas delícias.

Até a próxima!

Carolina Vaisz

Created By
Carolina Vaisz
Appreciate

Credits:

Reprodução | Carolina Vaisz

Report Abuse

If you feel that this video content violates the Adobe Terms of Use, you may report this content by filling out this quick form.

To report a Copyright Violation, please follow Section 17 in the Terms of Use.