Séries Póstumas Mesmo tendo exibido seus últimos episódios há anos, programas atraem cada vez mais fãs

Foto: Divulgação/Disponível em: guiadanetflix.com.br

No dia 6 de maio de 2004 foi ao ar na TV Americana o ultimo episódio de Friends. Mais de onze anos depois, em 2015, o Netflix disponibilizou todas as temporadas em sua plataforma. O serviço de streaming pagou mais de 500 mil doláres por episódio, cerca de 118 milhões pelos 236 episódios.

Um grande investimento, mas necessário para a empresa – os assinantes já estavam impacientes com a ausência de Friends na grade do serviço. “Foi muito bom ter acesso aos episódios que eu mais gosto sem ter que esperar passar na televisão ou ter que comprar os DVDs da série”, afirma Gabriel Machado, universitário.

Pôster de Friends e outros objetos de fãs/Foto: Giulia Belló

Para Pedro Curi, pesquisador da cultura de fãs há 13 anos, o Netflix trouxe uma mudança no consumo de séries: “Ele trouxe a possibilidade da gente ter várias séries e vários conteúdos todos à nossa disposição. Mas o impacto foi, principalmente, com o uso de Big Data e na produção de séries originais, que são lançadas no mundo inteiro ao mesmo tempo e que pensam em cada mercado de uma forma”, conta.

O serviço de streaming foi fundado por Reed Hastings e Marc Randolph, em 1997. Na época, a empresa fazia entrega de DVDs. Hoje já são mais de 90 milhões de assinantes – espalhados por mais de 190 países, e produz conteúdo original.

Mesmo com o sucesso de produções como House of Cards e Narcos, séries antigas ainda geram muitas visualizações. Um dos motivos de programas como Friends fazerem sucesso até hoje, é o estilo de seriado em si: chamado de sitcom.

Blusa de Friends, da Chico Rei/Foto: Giulia Belló

Sitcoms são seriados que tratam de situações cotidianas e as usam para fazer humor. Alguns exemplos de sitcoms que passam até hoje: The Big Bang Theory e Modern Family. "A televisão é, de certa forma, um acompanhamento da vida das pessoas. Ela é um objeto que ocupava o lugar central da casa e esse lugar é também o principal cenário dos sitcoms. É como se sua televisão fosse um portal para a televisão do outro", explica Pedro Curi.

O humor sobre situações cotidianas foi um dos fatores que fez com que Gabriel, que têm 19 anos, gostar de Friends – onde o enredo gira em torno das histórias seis jovens adultos em Nova Iorque. “A série chamou minha atenção justamente por me lembrar os amigos que eu tenho, tanto as brigas quanto as piadas. Foi isso que fez com que eu quisesse acompanhar a série”, conta ele.

Outra sitcom que atrai espectadores mesmo depois de seu fim é How I Met Your Mother, que narra a busca de Ted pela mãe de seus filhos. A série teve nove temporadas, entre setembro de 2005 e março de 2014. Apesar de ser de humor, a série tem momentos emocionantes, quando as personagens lidam com perdas e términos.

Abertura de How I Met Your Mother

A identidade da mãe só é revelada durante a última temporada, o que faz com que fãs que assistiram a série depois do seu fim, descubram antes quem é a 'Mother'. Foi o que aconteceu com Lara Cristina da Silva, estudante de jornalismo: "Eu levei vários spoilers, inclusive da cena final da série, porque quando comecei a assistir [no fim de 2016], já tinha acabado há um tempo."

O fim de HIMYM é bem polêmico e divide os fãs da série, fazendo com que parte deles criasse um fim alternativo. "Eu acho que no último episódio da série eles destroem todo o contexto que eles vinham criando. Eu gosto muito mais do final alternativo, é mais real", conta a estudante.

Muitos fãs pedem às produtoras que séries antigas ganhem novas temporadas ou episódios especiais. A ansiedade por novidades de séries atinge até quem gosta de programas que ainda não tiveram o fim confirmado. É o caso de Sherlock, que tem quatro temporadas, mas o hiato entre elas dura em média dois anos. Para Victor Gama, de 21 anos, a espera teve pontos positivos e negativos: "No começo foi desanimador, mas aos poucos eram divulgadas fotos dos bastidores e os atores participavam de outros projetos, assim a expectativa foi aumentando."

Sherlock Holmes e Dr. Watson/Divulgação: BBC

Victor possui os livros de Arthur Conan Doyle, que inspiraram a série sobre o famoso detetive. Possuir itens como pôsteres, canecas e camisetas faz com que os fãs se aproximem das personagens que tanto gostam. Através dos objetos, eles mostram seu amor pelas séries e elas se transformam em parte da sua identidade.

Enquanto as reuniões ou novas temporadas dos programas não são lançadas, os adoradores se apegam aos itens para manterem a série viva. E também têm a oportunidade de conhecer novas séries. “Além de ver de novo os episódios de Friends, eu assisto Flash, Arrow, Gotham, The 100, e algumas outras”, conta Gabriel.

Report Abuse

If you feel that this video content violates the Adobe Terms of Use, you may report this content by filling out this quick form.

To report a Copyright Violation, please follow Section 17 in the Terms of Use.