Centros de Treinamento, centros de excelência a busca da adaptação de tecnologias de cada região do Mato grosso

Com a inauguração do Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Núcleo Noroeste, no final de junho de 2017, em Sapezal-MT, a Associação dos Produtores de Algodão do Mato Grosso - AMPA finaliza o projeto de construção dos espaços de cursos, treinamentos, e atividades de desenvolvimento e difusão de conhecimento e de novas tecnologias.

No total, foram construídos 5 (cinco) Centros de Treinamento (CTDTs):

  • Núcleo Regional Norte, em Sorriso-MT;
  • Núcleo Regional Sul, em Rondonópolis-MT;
  • Núcleo Regional Centro, em Campo verde-MT;
  • Núcleo Regional Médio Norte, em Campo Novo dos Parecis-MT; e
  • Núcleo Regional Noroeste, em Sapezal-MT

O projeto faz parte dos investimentos do Instituto Brasileiro de Algodão - IBA, junto à AMPA e ao Instituto Mato-grossense do Algodão - IMAmt, na formação e qualificação de trabalhadores que atuam no cultivo, manutenção das lavouras e beneficiamento da pluma.

As dificuldades de colocar os profissionais em compatibilidade às novas tecnologias é uma constante, não apenas em relação aos equipamentos de plantio e colheita, mas também no beneficiamento do algodão, nas técnicas de prevenção de acidentes e de incêndios, bem como na atualização das normas trabalhistas.

Vale destacar que o IMAmt trata o algodão como um componente de todo o sistema de produção do estado, ou seja, acompanha outras culturas sempre com o intuito da produção do algodão ser mais eficiente e mais econômica, com redução de custos e produção mais sustentável a médio e longo prazo.

Laboratório de biotecnologia do Centro de Treinamento e Centro de Difusão de Rondonópolis-MT

Cada centro, diferentes temáticas de trabalho

Sorriso

Inauguração: 17 de outubro de 2015

  • Área total: 130 hectares
  • 120 hectares de área para desenvolvimento e difusão de novas tecnologias, sendo 1/3 dela irrigada com pivô

Parcerias firmadas com o SENAR-MT, que custeia a manutenção do Centro, em troca do uso de salas e oficinas, Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT, empresa Oxiteno, do setor químico

Municípios atendidos: Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Sinop

Rondonópolis

Inauguração: 30 de março de 2016

Área total: 190 hectares

  • Laboratório de produção de inseticidas à base de vírus
  • Laboratório de criação de lagartas
  • Laboratório de biotecnologia
“Os laboratórios montados são de ponta, mas o que queremos mesmo é capacitar as pessoas para serem profissionais de ponta, pois os equipamentos são apenas instrumentos de trabalho” (Álvaro Salles, diretor-executivo do IMAmt)

Escola de Beneficiamento

A AMPA e o IMAmt estão construindo uma Escola de Beneficiamento pioneira no país, no CTDT de Rondonópolis. Essa escola faz parte do projeto de Qualidade de Fibra desenvolvido no estado, sempre na busca da excelência e na necessidade de uma produção eficiente para a indústria.

Futuras instalações da Escola de Beneficiamento

O destaque é a micro usina específica para atividades pedagógicas e também de pesquisa. Produzida pela empresa Lummus, se pode verificar visualmente as reações de todas as alterações de regulagem da máquina. É uma forma de avaliar os impactos do beneficiamento na produção de algodão de qualidade.

O primeiro treinamento da escola deverá ocorrer ainda em 2017, em parceria com o SENAI de Rondonópolis, responsável pela formação de trabalhadores para Mecânica em Operação de Algodoeira

Centro de Treinamento de Rondonópolis

Campo Verde

Inauguração: 17 de junho de 2016

  • Projeto para a produção de fungos do gênero Trichoderma para controle biológico de controle de pragas, doenças e nematoides, que afetam a cotonicultura e outras culturas que integram o sistema produtivo
  • Estudo de variedades

Municípios atendidos: Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Dom Aquino e Jaciara.

Centro de Treinamento de Campo Verde

Campo Novo dos Parecis

Inauguração: 16 de Setembro de 2017

Área total: 30 hectares

  • Parceria com o SENAR-MT, que ajuda na manutenção em troca da ocupação de salas e oficinas
  • Oficina com equipamentos para cursos de diferentes culturas agrícolas, como também para capacitação em serviços em outras áreas de atuação, de forma a aproximar empresas e moradores da cidade ao CTDT.

Municípios atendidos: Campo Novo dos Parecis, Brasnorte, Diamantino, São José do Rio Claro e Tangará da Serra

Sapezal

Inauguração: 30 de junho de 2017

Área total: 50 hectares

  • Será instalado um laboratório de Nematologia, com equipe treinada para atuar em treinamento, em testes de variedades e de produtos químicos e biológicos, bem como para gerar informações visando combater esse parasita em todo o estado do Mato Grosso
Centro de Treinamento de Sapezal - período de construção

A importância dos Centros para a AMPA e IMAmt

O diretor-executivo do IMAmt, Álvaro Salles, aponta os benefícios que os centros trazem para a cotonicultura mato-grossense e do país.

Treinamentos

No primeiro quadrimestre de 2017, a AMPA e o IMAmt ofereceram treinamentos para 1.092 beneficiários. No total foram ofertados 31 treinamentos, com mais de 800h de qualificação.

As demandas de temáticas dos cursos são repassadas pelos Assessores Técnicos Regionais (ATRs), que estão em contato com os produtores.

Parcerias:

  • SENAR-MT
  • SENAI-MT
  • Empresa Ello

Os questionários de avaliação mostram que mais de 80% dos alunos estão satisfeitos com as disciplians ofertadas e 87% aprovam os métodos de ensinos desenvolvidos pelos professores.

Os treinamentos desenvolvidos junto com o SENAI e com a empresa Ello, contam com o financiamento do Instituto Brasileiro do Algodão – IBA.

O lado do produtor

Cleto Webler, produtor da região de Sapezal-MT, mostra entusiasmo com a construção e implementação dos cinco CTDTs pelo estado do Mato Grosso

Qual a sua opinião sobre os novos centros de treinamento da AMPA?

Esse projeto dos Centros de Treinamento é um dos mais importantes para nós. É uma estrutura física que irá agregar muita coisa. Por exemplo, agora estão entrando os drones na lavoura, tecnologias novas, e nenhum produtor está preparado para isso. Além dos cursos disponibilizados, os centros serão um bom caminho para ajudar a questão da sucessão. Eu me preparei no dia a dia, desde pequeno. Já para os nossos filhos, as atividades na lavoura não faz parte do dia a dia deles. Os centros irão ajudar.

O investimento é válido?

Se não fosse esse investimento do IBA nós estaríamos bem mais atrasados em questão ao maquinário. Hoje as concessionárias disponibilizam equipamentos para fazermos os treinamentos dentro dos centros. Isso não dá nem para calcular o benefício.

Vocês conseguem quantificar esse ganho?

Quantificar, colocar no papel, o quanto ganhamos com isso tudo é muito difícil. Nós conseguimos identificar índices de acidentes de trabalho, que diminui bastante com o treinamento. Esse ano nós zeramos os acidentes na algodoeira. A troca de informação conseguiu trazer a temática da segurança pra dentro do nosso negócio. Individualmente perceber o quanto uma pessoa aprende no treinamento é complicado. Conseguimos ver no coletivo. Estar entre as maiores produtividades do estado mostra que acertamos no investimento em treinamento

Alguma experiência que lembre?

Um bom exemplo é um piloto que nós tínhamos. Experiente, ele não queria fazer nenhum curso. Toda vez tínhamos problema de deriva, de lançamento com inversão térmica. Um dia ele se machucou na casa dele e ficou um tempo sem voar. Coloquei um aprendiz que já voava comigo, que fez diferentes cursos de aplicação. Pois bem, já está na terceira safra, não tivemos nenhuma deriva, não tivemos problema de inversão técnica, não tive nenhuma reclamação de aplicação em locais indevidos.

Os centros potencializarão tudo isso?

Com certeza. Fora em outras áreas, como nas algodoeiras, de armazenagem de produtos químicos. As parcerias com universidades brasileiras e de fora, também são fundamentais.

Os gestores

A importância das parcerias e do investimento em treinamento fica claro na fala dos gestores da AMPA e do IMAmt

Os diferenciais dos centros de treinamento para o IBA

O Diretor Técnico do Instituto Brasileiro do Algodão- IBA, Gustavo Prado, explana sobre o projeto de viabilização, construção e aquisição de mobiliário, equipamentos, máquinas e implementos agrícolas e serviços em geral dos Centros de Treinamento e Difusão Tecnológica do Mato Grosso:

- Qual a repercussão que o IBA já percebeu após a inauguração dos Centros?

Gustavo Prado: Estive com o Presidente Executivo do IBA, Haroldo Cunha, nas inaugurações dos centros de Sorriso e Sapezal. Constatamos a qualidade da infraestrutura empreendida e os primeiros resultados positivos do seu funcionamento, como os campos experimentais de novos cultivares implantados na área de plantio ao redor dos centros.

- Nesse caso os CTDTs funcionam como centros de validação de novas tecnologias?

Gustavo Prado: Exatamente. Após a criação dos centros, o IMAmt concluiu uma importante fase do desenvolvimento de tecnologia de sementes. Hoje, já possui cultivares geneticamente modificadas, testadas nos campos experimentais de alguns centros. Cultivares com características de resistência a doenças, à seca e com boa qualidade de pluma e produtividade, e que se encontram disponíveis no mercado. Além disso, reuniões dos Grupos Técnicos de Apoio (GTAs) e treinamentos estão ocorrendo nas unidades dos CTDTs.

Gustavo Prado (direita), ao lado do presidente da AMPA, Alexandre Schenkel (centro) e do diretor executivo da AMPA, Décio Tocantins (esquerda)

- Quais são as vantagens em distribuir os CTDTs por diferentes regiões do estado?

Gustavo Prado: O estado do Mato Grosso é muito extenso e cada região possui suas peculiaridades de clima, solo, doenças, manejos, tecnologia, qualificação profissional, dentre outros temas que merecem foco de atuação do IMAmt. Assim, por meio do desenvolvimento das respectivas aptidões, os produtores de cada região poderão ter à sua disposição capacitações e tecnologias que atendam às suas reais necessidades. Não obstante, como os temas essenciais para os produtores de algodão e de outras culturas acessórias são muitos, como há cinco centros, dificilmente um deles não terá aptidão para desenvolver uma técnica ou tecnologia que seja útil.

Galeria de Fotos

CTDT de Rondonópolis - Laboratórios

REFERÊNCIAS

  • entrevistas concedidas pelos personagens durante o segundo semestre de 2016 e primeiro semestre de 2017
  • site da AMPA: www.ampa.com.br
  • site do IMAmt: www.imamt.com.br
  • site do IBA: www.iba-br.com
Created By
IBA 2017
Appreciate

Report Abuse

If you feel that this video content violates the Adobe Terms of Use, you may report this content by filling out this quick form.

To report a Copyright Violation, please follow Section 17 in the Terms of Use.