Comfort Food comida que alimenta sentimentos

O termo Comfort Food é utilizado para aqueles pratos que empregam um valor sentimental ou nostálgico de quem está comendo. Muitas vezes é algo que veio da infância ou lembra alguma pessoa querida. Sempre achei impressionante como um prato, um condimento ou até mesmo um utensílio de cozinha ativam minha memória e me fazem lembrar de situações ou sentimentos bem específicos.

Poderia ter escolhido uma receita que faço desde a infância para falar de Comfort food, porém preferi escolher uma receita que sempre me lembra amigos, viagens e novidades. Aprendi o Dahl de grão de bico e legumes com uma amiga que mora distante, mas toda vez que começo a preparar eu penso “como será que ela está?”. O ingrediente marcante dessa receita é o curry, que é uma mistura de especiarias muito utilizado em comida indiana. Confesso que tem poucos anos que conheço, na verdade até lembro qual foi a primeira receita que fiz: batatas temperadas com curry, no início de 2014.

Um pouco tempo depois viajei para São Paulo para um festival de música e aproveitei para conhecer um restaurante vegetariano que tinha visto na internet e novamente lá estava o curry. Continuei voltando para o festival nos anos seguintes, conhecendo lugares e pessoas diferentes e o curry sempre esteve presente nos restaurantes vegetarianos que visitei.

O sabor foi consolidando como algo que me lembra viagens, shows e amigos. Me lembro de todos os amigos que consegui levar para algum restaurante vegetariano durante as viagens, os que foram totalmente abertos e os que escolheram opções mais tradicionais. Será que para eles, algum prato ficou marcado?

A comida tem esse poder. O poder de ganhar novos significados a cada refeição. Outro exemplo é o suco de manga, que não representava nada há pouco tempo, mas ver minha sobrinha de poucos meses fazendo uma bagunça comendo, trouxe um outro significado para a fruta.

O mesmo sabor pode me trazer conforto e curiosidade do desconhecido, levar para o passado ou marcar novos acontecimentos. Curry pode estar há pouco tempo na minha vida, mas faz parte da minha identidade gastronômica. Vem conversar comigo, comente qual prato te faz lembrar coisas boas lá no Instagram do @idgastronomica :)

Created By
Rodrigo Marques - Identidade Gastronômica
Appreciate

Made with Adobe Slate

Make your words and images move.

Get Slate

Report Abuse

If you feel that this video content violates the Adobe Terms of Use, you may report this content by filling out this quick form.

To report a Copyright Violation, please follow Section 17 in the Terms of Use.