Golpe de proporções exponenciais cortes do governo ameaçam a pesquisa matemática brasileira

Imagens de André Teixeira e texto de Liana Melo

O silêncio costuma ser interrompido pelo som de idiomas que, além do português, vai do inglês ao francês passando pelo espanhol, russo e até pelo persa. Espalhados pelas três alas do prédio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), 226 matemáticos desenvolvem projetos complexos, praticamente todos eles com repercussão internacional.

O Impa é uma unanimidade entre os especialistas dos principais centros de pesquisa do mundo. Sua produção científica é vista como mais robusta do que a de outras instituições como Harvard, Princeton e Berkeley. Entre os muitos prémios acumulados em seis décadas, o jovem matemático, e aluno do Impa, Artur Avila, ganhou, há dois anos, a Medalha Fields, equivalente ao Prêmio Nobel da área. Seu orientador foi o matemático Jacob Palis, apontado como gênio mundial dos sistemas dinâmicos.

Tamanho acúmulo de conhecimento e respeito internacional não é suficiente para blindar o Impa do corte de gastos previsto no governo interino Michel Temer. Caso o convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) não seja renovado nos próximos dias, o futuro do Impa corre sérios riscos. O prazo final é 30 de maio.

Rodeado de árvores da Floresta da Tijuca, os projetos desenvolvidos pelos alunos envolvem equações complexas e algoritmos. É do Impa um dos recordes mundiais recentes: uma imagem com a maior resolução gráfica do planeta.

Responsável por uma linhagem de super pesquisadores, o Impa sobrevive de recursos públicos e doações privadas. Se o corte de gastos previsto por Temer atingir o Impa, como teme a direção da instituição, a pesquisa matemática no país sofrerá um golpe de proporções exponenciais.

Created By
André Teixeira
Appreciate
André Teixeira

Made with Adobe Slate

Make your words and images move.

Get Slate

Report Abuse

If you feel that this video content violates the Adobe Terms of Use, you may report this content by filling out this quick form.

To report a Copyright Violation, please follow Section 17 in the Terms of Use.