View Static Version
Loading

CASA LAR ESTER APRESENTAÇÃO

A Casa Lar Ester é uma unidade de acolhimento institucional, qualificada especificamente na forma de abrigo institucional, integrada como ministério da Jovens Com Uma Missão (JOCUM) – Rio Branco. Funciona desde 2002, operacionalizada por missionários voluntários da JOCUM. A unidade é de caráter sem fins lucrativos e segue a legislação brasileira de proteção à criança e ao adolescente.

A quantidade de acolhimentos por ano varia de ano em ano. Alguns anos mais, outros menos. Não são todos os casos de violação de direitos contra crianças e adolescentes que pode resultar no acolhimento. O Acolhimento Institucional é uma medida de proteção de alta complexidade, excepcional e provisória.

Comprometida com a legislação em vigor referente a excepcionalidade do acolhimento, tem como principais objetivos: resgatar a dignidade das crianças e adolescentes do sexo feminino que são vítimas de abuso sexual ou que estavam submetidas à exploração sexual e a reestruturação dos vínculos familiares fragilizados, preparando as meninas em acolhimento para o desligamento e a reinserção para família original quando possível, ou em família extensa ou substituta.

De acordo com o regimento interno, a Casa Lar Ester funciona regularmente fornecendo refeições, desenvolvendo atividades lúdicas, culturais, pedagógicas e desportivas, visando à construção futura de um projeto de vida das meninas em acolhimento, além de proporcionar acompanhamento psicossocial a sua demanda.

A violência intrafamiliar é muito recorrente, acontece na maioria dos casos. É um dado muito infeliz, partindo do princípio de que a placenta social da criança é a família, muitas vezes ela nutre violência, dor, tristeza, amargura e muitas feridas.

O funcionamento e atendimento da unidade realiza-se em tempo integral para crianças e adolescentes do sexo feminino na faixa etária de 07 à 17 anos, que se encontram protegidas por medidas do Conselho Tutelar e/ou do Juizado da Infância e Juventude.

A proposta pedagógica visa a assistência integral, fundamentada em uma metodologia democrática, participativa e de corresponsabilidade, conduzindo as meninas em acolhimento a tornarem-se sujeitos da própria história. Sendo assim, as ações socioeducativas da unidade de acolhimento valorizam a história das crianças e adolescentes, os caminhos pessoais e familiares, os aspectos conflituosos, desenvolvendo de forma individual e coletiva estratégias que proporcionem espaços de convivência valorizando as expressões das meninas em acolhimento.

Desligamento favorável configura-se quando a criança ou adolescente é reinserida para família de origem, extensa ou substituta, sendo-lhe assegurada o direito de convivência familiar e comunitária. Desligamento desfavorável configura-se quando a criança ou adolescente não é reinserida para família de origem, extensa ou substituta, por ocasião de evasão da unidade. A linha amarela representa dados que não disponibilizados por falta de registros ou por

O trabalho assiste vítimas de violência sexual com a inclusão social através do estímulo à espiritualidade. Promove a reintegração na família e na sociedade, o qual contribui para melhoria da qualidade de vida emocional, mental e espiritual, desenvolvendo também aptidões profissionais. Atividades como de alfabetização, aula de reforço, palestras, atividades lúdicas como teatro e dança são realizadas na unidade e geralmente as atividades lúdicas acontecem com a interação das meninas acolhidas e crianças e adolescentes da comunidade.

A equipe da Casa Lar Ester desenvolve em conjunto com as crianças e adolescentes em acolhimento um pacto de boa convivência, o qual todos assumem responsabilidade diárias relacionadas à limpeza da casa, cuidados com as roupas pessoais e alheias, higiene pessoal e comunitária, utensílios da unidade, produção das refeições entre outros fatores. Se faz essencial uma boa relação entre meninas em acolhimento e equipe da unidade.

Nos casos das unidades de acolhimentos Educandário e Dr. Maria Tapajós, foram realizadas transferência para Casa Lar Ester.

A equipe da Casa Lar Ester compõe por um técnico da área do Serviço Social, uma técnica da área de Psicologia, um Coordenador e o corpo de educadores. Todas as atividades desenvolvidas foram com base no livro de Orientações Técnicas: Serviço de Acolhimento para crianças e adolescentes, o qual estabelece como deve ser o funcionamento dos serviços destinados a criança e ao adolescente. A equipe da unidade se propõe a trabalhar seguindo o padrão bíblico de princípios e valores, agregando no trabalho a base fundamental da vida, o evangelho de Jesus Cristo, a história de Deus com a humanidade: criação, queda, redenção e consumação.

Os dados sem registros de 2019 e 2020 é devido aos encaminhamentos serem do PPCAAM – Programa Para Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte. Nestes casos, nós da unidade não somos informados sobre seu destino final. O trabalho de desligamento é realizado de forma externa pela equipe do programa. Os dados de 2010 e 2011 não possuem registro.

A rotina da casa de acolhimento exige muito de todos os que estão presentes no dia-a-dia da instituição. Na Casa Lar Ester a dinâmica diária tem uma estrutura física e operacional que precisa ser mantida e organizada. Os regulamentos são definidos por uma necessidade de ordenação diante das inúmeras obrigações do usuário, objetivando o desenvolvimento do sentimento de responsabilidade, construção da autonomia e da convivência em grupo.

De acordo com o regimento interno, a Casa Lar Ester funciona regularmente fornecendo refeições, desenvolvendo atividades lúdicas, culturais, pedagógicas e desportivas, visando à construção futura de um projeto de vida das abrigadas, além de proporcionar acompanhamento psicossocial a sua clientela.

Os voluntários da Casa Lar Ester são obreiros missionários da JOCUM e voluntários que participam das atividades oferecidas pelos ministérios da JOCUM. Os obreiros missionários da JOCUM fizeram a ETED, Escolha de Treinamento e Discipulado; os voluntários não. Porém, os voluntários precisam passar por requisitos como serem aprovados pela Escola Crianças em Risco, perfil para o trabalho e caráter aprovado.

Obrigado pela atenção!

NextPrevious