Loading

Cinema cOMO ESTÃO OS MAIORES FESTIVAIS DA EUROPA a lidar coma a covid-19

Apesar de ter a capacidade de nos colar ao ecrã com histórias inacreditáveis, nem a sétima arte consegue escapar à pandemia da covid-19. Para além dos filmes que tiveram de suspender a produção, também os históricos festivais europeus de cinema enfrentam o clima de insegurança que põe em causa a sua realização.

Festival de Cannes

Criado em 1946 é, hoje, um dos mais prestigiados festivais de cinema a nível mundial. Tradicionalmente realiza-se em maio, mas a edição 2020 foi adiada sem data definida. A direção já anunciou que "dificilmente vai decorrer no formato habitual".

A 73ª edição de Cannes pode estar, assim, em risco. Inicialmente, foi anunciado que o o festival se iria realizar "em finais de junho ou inícios de julho", mas o governo francês anunciou que nessa altura ainda não vai ser possível realizar eventos de tal magnitude. A única certeza é que o festival não se vai fazer através da Internet. "Os realizadores são motivados pela ideia de exibirem os seus filmes num ‘grande ecrã’, não para que o seu trabalho termine num iPhone”, avisou o diretor Thierry Frémaux.

FESTIVAL DE VENEZA

A primeira edição foi em 1932, o que lhe confere o título de mais antigo festival da sétima arte. A organização foi mais esclarecida em relação aos moldes do evento, que se vai realizar de 2 a 12 de setembro.

O presidente da bienal de Veneza, Roberto Cicutto anunciou, no passado dia 20 de abril, que a 77ª edição do festival não vai ser cancelada, nem adiada. É provável que não o número de convidados e entusiastas seja bastante reduzido, mas Cicutto disse estar confiante que o Governo italiano "conceda uma licença especial, para abrir 6 ou 7 salas de cinema em Veneza".

Festival de Berlim

O "Berlinale" como também é conhecido saiu beneficiado por se realizar em finais de fevereiro. There Is No Evil, de Mohammad Rasoulof, venceu o Urso de Ouro.

Por se realizar no início do ano, o festival de Berlim não tem o charme primaveril de Cannes, mas em 2020 o calendário jogou a favor do festival alemão. A cerimónia decorreu sem qualquer limitação, apesar da escolha do palmarés não ter sido bem recebida por todos os críticos.

DOCLISBOA

O mais antigo festival de cinema em Portugal, tem datas marcadas para a semana de 22 de outubro a 1 de novembro e, para já, a organização conta manter tudo conforme o planeado.

O festival vai decorrer entre o Cinema São Jorge, a Cinemateca Portuguesa, o Cinema Ideal e a Culturgest. Conta com várias secções, com produções nacionais e internacionais. 

Created By
Vasco Borges
Appreciate

Credits:

Reuters