Loading

Meio Ambiente

A Comissão Extraordinária das Barragens, criada em 2015, acompanhou de perto os desdobramentos da tragédia em Mariana e propôs medidas para a segurança das barragens no Estado.

Veja linha do tempo do desastre em Mariana

Também foram temas de destaque na Assembleia o uso racional da água, a preservação de nascentes, a situação de parques e unidades de conservação e a reestruturação do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema).

Destaques

  • A Lei 21.972, de 2016, reestruturou o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), que é o conjunto de órgãos e entidades responsáveis pelas políticas de meio ambiente e recursos hídricos, inclusive pelos licenciamentos ambientais. Entenda melhor as mudanças.
  • A Comissão das Barragens aprovou seu relatório final, após 24 reuniões, 10 visitas e 164 requerimentos. Foram apresentados dois projetos de lei para melhorar a fiscalização e a criação de barragens de rejeitos no Estado, para dar mais rigor aos licenciamentos.
  • A comissão apoia a Política Estadual dos Atingidos por Barragens e outros Empreendimentos (Peabe), prevista no Projeto de Lei 3.312/16, em tramitação.
  • Em 2015, a crise hídrica levou à criação da Comissão Extraordinária das Águas e à realização de seminário legislativo sobre o tema, que avaliou a implementação das leis e colheu sugestões para aprimorar as políticas públicas na área.
  • O premiado documentário "Memórias Rompidas", feito pela TV Assembleia, resgatou a memória de diferentes personagens do desastre ambiental, social e cultural que devastou a região do Rio Doce.
Não esqueça Mariana

Novas leis

Lei 22.428, de 2016: cria a Área de Proteção Ambiental do Parque Fernão Dias (APA Fernão Dias), na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Lei 22.622, de 2017: destina recursos para preservação e recuperação de nascentes e conservação das águas.

Lei 22.796, de 2017: motivada pela Comissão das Barragens, destina a totalidade dos recursos da TFRM e do Cerm aos órgãos e entidades do Sisema, para reforçar as atividades de fiscalização.

Report Abuse

If you feel that this video content violates the Adobe Terms of Use, you may report this content by filling out this quick form.

To report a Copyright Violation, please follow Section 17 in the Terms of Use.