Região Norte

A Região Norte está formada por O Minho, Trás - os - Montes, Alto Douro e o Douro Litoral.

Nesta região de montanhas e parques naturais, o património espalha-se por castelos, como o de Guimarães, ou por santuários e igrejas que no verão são palco de romarias. Ao lado de ermidas rurais encontramos o barroco do Norte de Portugal feito de granito e talha dourada. Em cidades que souberam preservar a escala humana, como Viana do Castelo, Braga, Lamego, Chaves ou Vila Real, ou em solares e casas senhoriais, encontramos o português mais autêntico, aquele que gosta genuinamente de receber, de partilhar a sua mesa e as tradições.

A Região do Minho divíde-se no Alto e o Baixo Minho. Localiza-se no litoral do país.

É uma região de grande riqueza histórica, recheada de vilas medievais, castelos e mosteiros.

Nesta província foi onde nasceu o primeiro rey de Portugal, D. Afonso Henriques, na cidade de Guimarães, no século XII.

O Castelo de Guimarães.

Praza da cidade.

A Ponta da Barca é um povo desta região, aqui podemos ver a ponte que da nome a cidade e que data do século XIV.

Vista da cidade.

Nesta região está o Gerês, lugar onde está umas das regiões naturais mais atrativas, segundo a Unesco.

Dentro desta zona encontramos povos , trajetos e na fauna podemos atopar cabra montés, lobos, ursos, etc.

A Nossa Senhora da Peneda. Viana do Castelo.

Dentro do parque nacional há trajetos para fazer caminhadas ao lado do rio e podemos ver e ouvir as cachoeiras.

Trás- os- Montes separa a costa do interior do país.

É uma região remota e montanhosa que ofreze cenários impressionantes como as amêndoeiras em flor, poblados históricos e uma grande riqueza gastronómica.

A economía da região do Norte baseia-se na produção da castanha, azeite, vinho, amêndoa, mel e enchidos, é muito famosa a alheira de Mirandela.

O azeite de Trás- os - Montes posue denominação de origem e é un azeite que tem um sabor muito típico, é forte, um bocado picante e bastante escuro. Uma grande parte do territorio da região esta dedicada as oliveiras.

Na parte Norte do país há uma grande herdanza do passo dos romanos, um exemplo são as termas romanas que estão em Chaves.

Na região do Douro são muito famosa as vides que desde 2001 estão declaradas Patrimonio da Humanidade pela Unesco. As vides têm que ser plantadas com uma orientação determinada y com uma forma, segundo a catalogação do quintal.

Muitas quintas são abertas ao publico e partilham o processo do vinho, e fazem catas com as explicações e as caraterísticas do vinho, as normas para estar na catalogação da denominação do vinho, ensinam a provar o ponto de madurez das uvas, etc.

Hoje em dia as vendimas ainda são feitas a modo tradicional.

Há viagens de barco pelo rio que partem da cidade de O Porto, as viagens pode durar um ou varios dias. Estas viagens mostram a historia do paleolítico da zona do Douro como em Miranda do Douro onde há gravados rupestres.

Distintas vistas do Alto Douro.

Report Abuse

If you feel that this video content violates the Adobe Terms of Use, you may report this content by filling out this quick form.

To report a Copyright Violation, please follow Section 17 in the Terms of Use.